Logo Enfoco


    'Número 1'

    Presidente do PL explica domínio em SG, Itaboraí e mais 20 cidades

    Altineu Côrtes fala ao ENFOCO sobre as projeções para 2026

    Publicado 08/10/2024 às 8:04 | Atualizado em 08/10/2024 às 10:54 | Autor: André Silva
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Deputado federal e presidente estadual do PL, Altineu Côrtes, diz que união interna é um dos fatores
    Deputado federal e presidente estadual do PL, Altineu Côrtes, diz que união interna é um dos fatores |  Foto: Péricles Cutrim

    Com o Partido Liberal (PL) dominando boa parte do Estado do Rio, após o resultado do primeiro turno das eleições municipais, o deputado federal e presidente estadual da sigla, Altineu Côrtes, avaliou o cenário, nesta segunda-feira (7).

    Segundo o parlamentar, o PL se consolidou como o maior partido do estado, conquistando 22 das 92 prefeituras, superando o número de governos municipais conquistados em 2020.

    Apesar da derrota na capital, a legenda venceu em cidades importantes como São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, onde o prefeito Capitão Nelson foi reeleito com 84,49% dos votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E em Itaboraí, com a reeleição de Marcelo Delaroli, com 93,79% dos votos.

    Mesquita e Nilópolis, ambas na Baixada Fluminense, também serão governadas por afiliados do partido. Para Altineu Côrtes, o resultado demonstra a força do PL e sua relevância no cenário político estadual.

    'Número 1'

    Em entrevista ao ENFOCO, ele destacou que o crescimento do PL reflete o avanço do conservadorismo no Rio de Janeiro e no Brasil, frisando que o partido foi o que mais recebeu votos no país.

    “O PL foi o partido número 1 do Brasil em votos nominais, recebemos mais de 15 milhões de votos em todo o Brasil, e isso se deve à união do partido e ao prestígio do presidente Bolsonaro”, afirmou.

    Fatores

    Segundo Côrtes, o crescimento da legenda foi impulsionado por fatores como a união interna e o prestígio de figuras como Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e o governador Cláudio Castro.

    Ele destacou que o partido superou o PSD, de Eduardo Paes, apesar da vitória de Paes na capital. "O partido ficou em número um em quantidade de votos recebidos", completou.

    Base bolsonarista

    Para Côrtes, o crescimento do PL no estado representa um fortalecimento da base bolsonarista, indicando um cenário promissor para as eleições de 2026. "É um fortalecimento grande para o estado bolsonarista", avaliou.

    Ele ainda pontuou que, apesar da derrota de Alexandre Ramagem (PL) na disputa pela prefeitura do Rio, o resultado foi visto como uma "vitória política".

    "O Ramagem era um cara desconhecido e fez quase um milhão de votos, 31% dos votos válidos", destacou o deputado Altineu.

    O parlamentar também mencionou que o PL sabe lidar com divisões internas e que o diálogo será fundamental para enfrentar os desafios à frente.

    Aliança centro-direita

    Ele prevê a formação de uma grande aliança de centro-direita no Rio de Janeiro para as eleições estaduais de 2026, contando com a orientação de Jair Bolsonaro e o apoio de outras lideranças conservadoras.

    "A diretriz política do partido é de centro-direita, e a gente espera que todos os prefeitos sigam aquilo que o PL prega", afirmou.

    Para o deputado, o fortalecimento do PL reflete o avanço do conservadorismo no Rio de Janeiro.

    "Eu vejo o crescimento do PL como um reflexo do conservadorismo. Não foi só o PL que venceu no Estado; somando os eleitos pelo PL, PP, MDB e União Brasil, esses partidos de centro-direita ganharam 80% das prefeituras", contou o Côrtes.

    Projeções 2026

    Sobre as projeções para 2026, Côrtes afirmou que o partido vai buscar manter o diálogo com outras siglas de centro-direita para consolidar uma candidatura forte.

    "Esse diálogo vai formar uma grande aliança para enfrentar as eleições de 2026 e ter um candidato muito forte no Rio para representar a centro-direita, sob a orientação do presidente Bolsonaro", frisou o deputado.

    O deputado também mencionou a importância de reverter a inelegibilidade de Bolsonaro, que, segundo ele, "é uma injustiça".

    Côrtes reafirmou que o ex-presidente será o candidato do partido em 2026. "Temos muita fé que vamos conseguir reverter essa inelegibilidade. No nosso entendimento, não há fundamento legal para que uma reunião com embaixadores gere essa inelegibilidade".

    Apesar dos desafios, Altineu acredita que o PL sairá fortalecido para as próximas eleições.

    "Estamos dialogando com nossos aliados e vamos construir uma candidatura forte, que represente os princípios conservadores e liberais que o PL defende", finalizou o presidente do partido no Rio de Janeiro.

    Prefeitos eleitos pelo PL

    - Arraial do Cabo: Marcelo Magno (75,85%)

    - Barra Mansa: Furlani (48,10%)

    - Bom Jesus do Itabapoana: Serginho Cyrillo (71,09%)

    - Cabo Frio: Dr. Serginho (69,19%)

    - Casimiro de Abreu: Ramon Gildate (72,21%)

    - Cordeiro: Leonan (62,90%)

    - Itaboraí: Marcelo Delaroli (93,79%)

    - Italva: Léo Pelanca (83,54%)

    - Itaperuna: Nel (43,14%)

    - Itatiaia: Kaio do Diogo Balieiro (37,28%)

    - Mesquita: Marotto (75,49%)

    - Nilópolis: Abrãozinho (56,74%)

    - Rio das Ostras: Carlos Augusto (52,33%)

    - São Fidélis: José William (44,69%)

    - Nova Friburgo: Johnny Maycon (64,99%)

    - Paty do Alferes: Dr. Julinho (43,70%)

    - São Gonçalo: Capitão Nelson (84,49%)

    - São Pedro da Aldeia: Fábio do Pastel (76,28%)

    - Saquarema: Lucimar (81,68%)

    - Sumidouro: Galileu (51,04%)

    - Tanguá: Rodrigo Medeiros (80,20%)

    - Trajano de Moraes: Rildo Neves (45,81%)

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Traficantes camuflados são presos antes de invasão no Rio; vídeo

    Próximo artigo
    >

    Três pessoas são encontradas mortas na Zona Oeste do Rio

    Relacionados em Política