Política

PSOL apresenta pedido de CPI para investigar empresas de Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante cerimônia alusiva à marca de 100 milhões de poupanças sociais digitais Caixa.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante cerimônia alusiva à marca de 100 milhões de poupanças sociais digitais Caixa. |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A bancada já iniciou a coleta de assinaturas. Foto: Divulgação

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, por meio de sua líder Talíria Petrone (RJ), apresentou nesta segunda-feira (4) requerimento para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as empresas do ministro da Economia, Paulo Guedes, em paraísos fiscais, as chamadas “offshores”. A bancada já iniciou a coleta de assinaturas.

Reportagem que denuncia a existência de empresas “offshore” no nome do ministro Paulo Guedes e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi divulgada no domingo (3), através do consórcio de jornalistas que investiga os Panama Papers, conjunto de 11,5 milhões de documentos confidenciais de autoria da sociedade de advogados panamenha Mossack Fonseca que fornecem informações detalhadas de mais de 214 mil empresas de paraísos fiscais offshore, incluindo as identidades dos acionistas e administradores.

O Código de Conduta da Alta Administração Federal proíbe, em seu artigo 5º, “investimento em bens cujo valor ou cotação possa ser afetado por decisão ou política governamental a respeito da qual a autoridade pública tenha informações privilegiadas”.

No pedido, o partido ressalta que “o caso narrado - haja vista o grande vulto de transações, somando mais de nove milhões de dólares – configura, a toda evidência, graves transgressões à legislação pátria. Trata-se, portanto, ao que tudo indica, de um complexo e sistemático processo de evasão fiscal patrocinado pelo ministro da Economia do Brasil”.

“É inadmissível que enquanto o povo passa fome, o braço direito de Bolsonaro lucre com a inflação e a alta do dólar. Há um flagrante conflito de interesses nessa prática de Paulo Guedes, o que precisa ser profundamente investigado. Nosso esforço será garantir o número de assinaturas necessárias para a instalação da CPI. E, também, com o conjunto da oposição, acionamos o MPF para que este assuma uma postura firme diante desse escândalo", ressalta a líder, Talíria Petrone.

Agência Brasil

< Trabalhador é obrigado a carregar corpo de policial assassinado no Rio Lucas Lucco admite uso de anabolizante e diz: "Bomba mexe com o emocional" <