Política

Rio e Niterói se unem no combate à emergência climática

Publicada às 14h59. Atualizada às 15h20.

Imagem ilustrativa da imagem Rio e Niterói se unem no combate à emergência climática
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Os prefeitos de Niterói e Rio de Janeiro, Axel Grael e Eduardo Paes, respectivamente. Foto: Karina Cruz

As cidades de Niterói e Rio de Janeiro firmaram uma parceria inédita para defenderem a agenda única de combate à emergência climática com foco na gestão de recursos hídricos. Os prefeitos Axel Grael e Eduardo Paes se encontraram, na manhã desta quarta-feira (20), no Museu do Amanhã, Centro do Rio, para assinar o acordo.  

"Esse acordo tem como objetivo integrar nossas políticas na área climática e ambiental. Tanto o Rio de Janeiro quanto Niterói têm um pioneirismo no tema ambiental no país. Tem tudo a ver Niterói trabalhar junto com o Rio, são cidades que se espelham", iniciou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Axel complementou ainda dando exemplos de semelhança da geografia das cidades: "Em Niterói temos a enseada de Jurujuba, no Rio temos a enseada de Botafogo; em Niterói temos serras, no Rio temos o Pão de Açúcar; temos lagoas dos dois lados; e até a vulnerabilidade do relevo é parecida. Sendo assim, a experiência de uma cidade contribui com a da outra".

Com a união, as cidades formam oficialmente uma "megacidade" para a representação do setor público na Aliança de Megacidades para a Água e o Clima, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e ações a fim de serem apresentadas na II Conferência Internacional sobre Água, Megacidades e Mudança Global, de 11 a 14 de janeiro de 2022, em Paris. 

Além disso, o prefeito de Niterói explicou que o acordo feito nesta quarta (20) promete integrar trabalhos acadêmicos, e aproximar as administrações para desenvolvimento de políticas, que possam, no futuro, ser compartilhadas com outras cidades da Região Metropolitana.

"Água é um recurso escasso na nossa região. Temos dois sistemas bastante complexos, que abastecem os dois lados da Baía de Guanabara, que dependem de uma gestão responsável para conseguir manter a segurança hídrica das duas partes. Considerando que temos as mesmas vulnerabilidades dá para entender a união", afirmou Axel.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, complementou a fala de Grael apenas informando que espera que essa parceria possa inspirar outras cidades.

"Esse é um momento muito especial, primeiro porque estamos construindo uma parceria e depois porque o Rio e Niterói são cidades que atraem pessoas, empresas, decisões de morar e de investir".

Eduardo Paes, prefeito do Rio

O secretário de Clima de Niterói, Luciano Paez, disse que uma agenda deve ser montada para administrar o cenário de crise.

"É fundamental que nesse momento a gente construa uma agenda para esse processo. Isso nós já estávamos conversando com as equipes internas e a Secretaria de Meio Ambiente do Rio. Desde 2019, a gente vem fazendo esse trabalho com a Unesco e outras instituições, para começar a construir uma agenda muito propositiva nesse cenário de crise que nós estamos passando frente aos eventos extremos”, informou.

< Luiza Possi deixa a maternidade com seu segundo filho: 'Agora está nos meus braços' MP quer agilizar investigação de crimes policiais <