Presidência

Saiba quantos votos são precisos para vencer a eleição no 1º turno

O cargo de governador também está sujeito ao 2º turno

São mais de 156 milhões de brasileiros aptos a votar
São mais de 156 milhões de brasileiros aptos a votar |  Foto: Marcelo Eugênio
 

Alguns militantes e até políticos, tanto presidenciáveis quanto candidatos ao cargo de governador de seus estados, acreditam na vitória em primeiro turno nas eleições que acontecem neste domingo (2). Mas afinal, o que é preciso para que alguém vença sem haver necessidade de um segundo turno?

O candidato em questão precisa ter mais de 50% dos votos válidos. Ou seja, 50% mais um voto. Os votos válidos são todos os votos direcionados a candidatos. Outra forma de explicar é que os votos válidos excluem os votos brancos e nulos, conforme o artigo 77 da Constituição Federal.

Leia+: Domingo já registra mais de 300 crimes eleitorais e 130 presos

Leia+: Eleitor é preso por colar teclas da urna no Mato Grosso do Sul

São mais de 156 milhões de brasileiros aptos a votar. Se 140 milhões de pessoas optarem por votar em um dos candidatos, por exemplo, para algum presidenciável vencer no primeiro turno ele precisaria de, ao menos, 70 milhões de eleitores mais um. 

Os cargos de presidente, governador, e prefeitos (para cidades com mais de 200 mil habitantes) estão sujeitas à realização do segundo turno. Os cargos de senador, vereador e deputado estadual e federal não têm essa prerrogativa.

< Virgínia é atacada após declaração política: 'Vote pela família' Pendurados em blindado da PM, homens distribuem santinhos na Maré <