Política

Secretários da Prefeitura do Rio exonerados para votar PEC do voto impresso

Imagem ilustrativa da imagem Secretários da Prefeitura do Rio exonerados para votar PEC do voto impresso
Pedro Paulo é contra a PEC do voto impresso. Foto: redes sociais

A Prefeitura do Rio de Janeiro exonerou os deputados federais, Marcelo Calero (Cidadania) e Pedro Paulo (Dem), dos cargos de secretário da Secretaria Municipal de Integridade Pública e secretário da Secretaria de Fazenda e Planejamento, a pedido dos próprios políticos, na manhã desta terça-feira (10).

Marcelo Calero (Cidadania) e Pedro Paulo Carvalho (Dem) foram eleitos deputados federais em 2018 e foram nomeados secretários na gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD) em janeiro de 2021.

Nas redes sociais, Marcelo Calero, afirma que sua saída deve-se a votação contra PEC do voto impresso, que pode ser realizada na Câmara dos Deputados ainda nesta terça-feira (10). Pedro Paulo também afirmou que se afastou a fim de defender o sistema eleitoral. Para conferir os pronunciamentos clique aqui.

De acordo com o Diário Oficial do município, o chefe de Gabinete, Tony Ferreira de Carvalho Issaac Chalita, responderá pelo expediente da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública, sem prejuízo de suas funções atuais, assim como André Luiz Faria Miranda responderá pelo expediente da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento.

PEC voto impresso

A Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (10) a PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19). A sessão do Plenário está marcada para as 15h. O texto foi rejeitado pela comissão especial na última sexta-feira (6), por 22 votos a 11, mas os pareceres das comissões especiais de PECs não são terminativos.

O Plenário deverá analisar o texto original da PEC, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que determina a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.

Para ser aprovada, uma PEC precisa do voto favorável de 308 deputados em dois turnos de votação, além de passar pelo Senado, também em dois turnos.

Logo Enfoco

Ana Fernanda

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Vídeo enigmático, aeroporto e coletiva: Messi é do PSG Abastecimento de água reduzido em Maricá <