Política
Senador Paulo Rocha alerta para ameaças ao sistema democrático
Durante pronunciamento nesta quinta-feira (5), o senador Paulo Rocha (PT-PA) alertou para as graves ameaças ao sistema democrático brasileiro que, na sua avaliação, estão sendo patrocinadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
Entre os retrocessos citados pelo senador está a tentativa de enfraquecimento das instituições por meio do que chamou de “desmoralização”.
Para ele, os graves problemas do Brasil, como a desigualdade regional, a pobreza e a crise econômica só podem ser enfrentados a partir do fortalecimento da democracia, que passa pelo protagonismo do Legislativo.
"A forma como Bolsonaro impõe o seu projeto é exatamente o método da provocação da desmoralização e das desqualificações, inclusive das instituições. Isso é grave! Daqui a pouco, o povo está invadindo o Congresso, porque aqui só tem bandido, só tem corrupto, só tem não sei o que mais! Ninguém é contra haver combate à corrupção, ninguém é contra combater a má política, agora dizer que o Congresso Nacional ou que as nossas instituições, como o Supremo Tribunal Federal, é isso, é aquilo e ameaçar, vejam só, o que eu estou falando aqui combinado a essa visão autoritária é a desmoralização da política e dos políticos", disse.
O senador também aproveitou o discurso para lamentar dados que ainda indicam alto índice de feminicídio e a falta de políticas públicas que auxiliem no combate a esse “produto da visão autoritária” ainda predominante no Brasil, avaliou.
Para ele, o Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo (8), só poderá ser de fato comemorado quando as mulheres estiverem ocupando espaços de liderança. Ele citou como exemplo a necessidade de maior participação feminina no Parlamento brasileiro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!