Eleições 2022

TSE mantém indeferimento da candidatura de Witzel ao governo do Rio

Ele não pode fazer atos de campanha, nem receber verbas

O ex-governador está inelegível por ter sofrido impeachment em 2021
O ex-governador está inelegível por ter sofrido impeachment em 2021 |  Foto: Arquivo/Karina Cruz
 

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (27) manter a decisão que indeferiu a candidatura de Wilson Witzel (PMB) para o governo do Rio de Janeiro. Pela decisão, também foi determinada a cessação de atos de campanha e o recebimento de recursos. 

No início deste mês, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) rejeitou a candidatura de Witzel por inelegibilidade. O ex-governador está inelegível por ter sofrido impeachment em 2021 e não pode exercer qualquer cargo público por cinco anos.

Wilson Witzel foi condenado à perda do cargo de governador pelo Tribunal Especial Misto, em abril de 2021, por crimes de responsabilidade, fraudes na compra de equipamentos e celebração de contratos durante a epidemia de Covid-19, e a 13 anos e 9 meses de prisão por corrupção, associação criminosa, supressão de documento e coação, cometidos ao longo do processo eleitoral de 2016.

Agência Brasil

< Sigilo de suspeito de ameaçar vereador do Rio deve ser quebrado Portal pede informações sobre assassinos de Moisés da Vila <