Resultados

Veja quais estados já definiram seus governadores nestas eleições

Distrito Federal também teve definição

Alguns estados terão segundo turno para o cargo de governador
Alguns estados terão segundo turno para o cargo de governador |  Foto: Divulgação
 

Acre

Gladson Cameli (PP) foi reeleito Governador do Acre, no primeiro turno. Ele disputava o cargo contra Jorge Viana (PT), que estava em segundo lugar.

Gladson Cameli, 44 anos, atual governador, Cameli é engenheiro civil e empresário. Natural de Cruzeiro do Sul (AC), o candidato já ocupou os cargos de deputado federal e senador. Ele é sobrinho do ex-governador Orleir Cameli, que morreu em 2013. A vice na chapa será a senadora Mailza Gomes (Progressistas), 45 anos.

Roraima

Antonio Denarium (PP) também conseguiu se eleger no primeiro turno para o governo de Roraima. Antes de tomar posse como governador em 2019, foi interventor federal em dezembro de 2018, quando a então governadora Suely Campos foi afastada do cargo. Natural de Anápolis (GO), é empresário do ramo de agronegócio e também atua no setor imobiliário. A chapa tem como vice o engenheiro Edilson Damião (Republicanos), 44 anos.

Distrito Federal

O candidato Ibaneis Rocha (MDB) venceu a disputa ao governo do Distrito Federal com 50,27% dos votos válidos. Leandro Grass (PV) ficou em segundo lugar, com 26,27% dos votos válidos.

Ibaneis Rocha tem 51 anos, nasceu em Brasília, é advogado e o atual governador do Distrito Federal. É formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), fez pós-graduação em Direito processual do trabalho e Direito processual civil. Fez carreira na advocacia e chegou a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Em 2018, estreou na política como candidato ao governo do DF e venceu as eleições no segundo turno. A vice na chapa é a deputada federal Celina Leão (PP-DF).

Paraná

Com 98% das urnas apuradas, o candidato ao governo do Paraná Ratinho Junior (PSD) venceu matematicamente as eleições em seu estado e tem, até o momento, 69% dos votos válidos. Roberto Requião (PT) ficou em segundo lugar, com 26%.

Nascido em Jandaia do Sul (PR), Carlos Massa Ratinho Junior, 41 anos, é empresário, formado em marketing e pós-graduado em Direito. Atual governador do Paraná, Ratinho Junior já foi deputado estadual e deputado federal pelo Paraná, estado do qual foi ainda foi Secretário de Desenvolvimento Urbano. O atual vice-governador, Darci Piana, 80 anos, também do PSD, segue na chapa.

Mato Grosso

Com 88,71% das urnas apuradas, o candidato Mauro Mendes (União) venceu a disputa ao governo de Mato Grosso, com 68,51% dos votos. Marcia Pinheiro (PV) ficou em segundo lugar, e está com 16,45% dos votos válidos.

Mauro Mendes é o atual governador do estado, tem 58 anos, é empresário e engenheiro. Presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso e o sistema Sesi/Senai entre os anos de 2007 e 2010. Mauro Mendes também foi prefeito de Cuiabá. Concorre com a coligação PSDB/Cidadania, União Brasil, Republicanos, PL, MDB, PODE, PSB e PROS. O ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, 63 anos, e atual vice-governador Otaviano Pivetta, do Republicanos, completa a chapa.

Pará

O candidato Helder (MDB) venceu a disputa ao governo do Pará com 69,40% dos votos válidos, e é reeleito governador. Zequinha Marinho (PL) é o segundo colocado, com 27,92% dos votos válidos.

Helder Barbalho, 43 anos, é o atual governador do Pará. Formado em administração e pós-graduado com MBA executivo em gestão pública, ele já foi ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos no e da Integração Nacional. Também foi vereador e prefeito da cidade de Ananindeua (PA), deputado estadual. A vice-governadora eleita é a servidora pública estadual, 54 anos, Hana Ghassan (MDB).

Piauí

Com 90,82% das urnas apuradas, Rafael Fonteles (PT) venceu a disputa pelo governo do Piauí com 56,55% da preferência dos eleitores.

Rafael Fonteles é bacharel em matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Fonteles tem 37 anos. Natural de Teresina, ele é mestre em economia matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Fonteles é professor e já ocupou o cargo de secretário estadual da Fazenda do Piauí. Ele tem como vice o deputado estadual Themístocles Filho (MDB), 65 anos.

Goiás

O candidato Ronaldo Caiado (União) venceu a disputa ao governo de Goiás com 51,67% dos votos válidos. Gustavo Mendanha (Patriota) ficou em segundo lugar, com 25,3% dos votos válidos.

O governador foi reeleito pela coligação MDB/União Brasil/Podemos/PTB/PSC PSD/ Avante / PRTB / PP / Solidariedade / PROS e PDT. O médico de 72 anos já foi deputado federal e senador. O empresário, ex-deputado estadual e vereador de Goiânia, Daniel Vilela, 38 anos, do MDB, é o candidato a vice.

Amapá

O candidato Clécio (Solidariedade) venceu a disputa ao governo do Amapá com 53,54% dos votos válidos, e é reeleito governador. Jaime Nunes (PSD) é o segundo colocado, com 42,70% dos votos válidos.

Clécio Luís tem 50 anos, e é natural de Belém. É formado em geografia e professor do ensino médio. Já foi vereador e prefeito de Macapá, em dois mandatos. Também foi secretário de Educação do estado. Esta foi a primeira vez que concorreu ao Executivo estadual. O vice na chapa é o servidor público federal e suplente a senador, Antônio Teles Júnior (PDT), 39 anos.

Rio de Janeiro

O candidato Cláudio Castro (PL) venceu a disputa ao governo do Rio de Janeiro, com 58,19% dos votos válidos. Marcelo Freixo (PSB) ficou em segundo lugar, com 27,70% dos votos válidos. 

Formado em Direito, Castro, 43 anos, foi chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) por 12 anos. Em 2016, foi eleito vereador da cidade do Rio. Em outubro de 2018, foi eleito vice-governador na chapa com Wilson Witzel. Após o impeachment de Witzel, Castro tomou posse como governador efetivo em 1º de maio do ano passado. 

Minas Gerais

O candidato Romeu Zema (Novo), atual governador, venceu a disputa ao governo de Minas Gerais com 56,73% dos votos válidos. Alexandre Kalil (PSD) ficou em segundo lugar, com 34,53% dos votos válidos. 

Romeu Zema concorria à reeleição ao governo de Minas pela coligação PP/Podemos/Solidariedade/Patriota/ Avante/PMN/AGIR/DC/MDB/Novo. Formado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), é empresário de 57 anos. Sua primeira disputa eleitoral foi ao governo do estado em 2018. O vice na chapa é o Professor Mateus, 41 anos.

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que deixou a prefeitura para concorrer ao governo do estado faz parte da coligação PSD, PSB e Federação Brasil Esperança composta por PT, PCdoB e PV. É empresário de 63 anos. Já concorreu a deputado federal. O vice na chapa é o deputado estadual André Quintão.

Ceará

O candidato Elmano de Freitas (PT) venceu a disputa pelo governo do Ceará com 53,68% da preferência dos eleitores. Em segundo lugar na disputa ficou Capitão Wagner (União Brasil) com 32,15% dos votos válidos.

Aos 52 anos, filho de agricultores, Freitas é natural de Baturité (CE) e formado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), já tendo atuado na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap). Foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012 e já exerce o segundo mandato como deputado estadual. Além disso, já ocupou o cargo de secretário de Educação de Fortaleza. Jade Romero (MDB), 37 anos, será a candidata a vice.

Em atualização...

< Ciro Gomes pede 'mais algumas horas' para definir futuro Veja quais estados vão para o 2º turno das eleições para governador <