Política

Vereador Douglas Gomes consegue vitória judicial sobre Benny Briolly em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Vereador Douglas Gomes consegue vitória judicial sobre Benny Briolly em Niterói
Parlamentares movem ações judiciais após troca de acusações. Fotos: Vítor Soares

O embate político envolvendo os vereadores de Niterói Douglas Gomes (PTC) e Benny Briolly (Psol) ganhou os tribunais e um novo capítulo essa semana. Isso porque o parlamentar bolsonarista conseguiu que a ação imposta por Benny Briolly — com solicitação de indenização no valor de R$ 40 mil por ataques — fosse extinta, sendo favorável ao que foi argumentado pela defesa do petessista. A decisão ainda cabe recurso.

"A Justiça tem sido feita e a verdade tem prevalecido, tenho certeza que a verdade também prevalecerá na queixa-crime em andamento que movo contra Benny. A parlamentar tem me atacado, me difamando e caluniado, inclusive tem me imputado crimes graves, como tentativa de homicídio"

Câmara Municipal Fachada, Câmara Municipal, Câmara Municipal Niterói
Briga ultrapassou as cadeiras do parlamento niteroiense e chegou as tribunais. Foto: Vítor Soares

A defesa de Benny Briolly informou que vai recorrer da decisão e que a sentença proferida pelo juiz apenas extingue o processo sem a resolução do mérito, que é quando o conteúdo que deu início à ação não é analisado. De acordo com a decisão do magistrado 'é imperioso aguardar a decisão no juízo criminal para que se apure eventual dano moral suportado pela parte autora na esfera cível, o que levaria a presente demanda a ser suspensa nos termos', diz a decisão.

O resultado do processo na esfera criminal pode gerar uma indenização na esfera cível, o que levaria a uma paralisação do processo no Juizado Especial Cível. A defesa da vereadora entende que, como um dos princípios do juizado é a celeridade processual, significando que as ações devem tramitar de forma rápida, a suspensão do mérito não cabia.

Já o processo de calúnia, difamação, injúria e ameaça, movido pelo vereador Douglas contra a colega parlamentar segue em curso. Na última audiência preliminar sobre o caso, em junho, de acordo com a decisão não houve acordo entre as partes e a ação segue para a fase de instrução. Se condenada, Benny poderá ser obrigada a pagar até R$ 100 mil referente em indenização para o vereador Douglas Gomes.

< Niterói de olho nas experiências de desenvolvimento da vizinha Maricá Datena é a aposta do PSL para quebrar a polarização entre Lula e Bolsonaro <