Skip to content

Região

Cadastro para castração será realizado nesta sexta em Maricá

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


2019 08 13 Cadastro Castracao Caes Gatos EVELEN 9223
Foto: Evelen Gouvêa



Dando sequência ao Programa Municipal de Controle Reprodutivo, a Coordenadoria de Proteção Animal disponibiliza na próxima sexta-feira (20) 40 vagas de inscrição para castração de cadelas.



Porém, vale lembrar que em todo o mês de setembro estão abertas as vagas para cadastro de gatos, gatas e cães. A ação desta sexta-feira começa a partir das 8h na sede da coordenadoria, localizada na Rua Hilário Prefeito Costa Silva, 100, Parque Eldorado.



Os animais inscritos passarão por uma triagem com avaliação clínica e coleta de sangue a fim de avaliar as condições para a realização do procedimento cirúrgico. Caso o animal esteja apto, será marcada a cirurgia.



De acordo com a responsável da pasta, Milena Costa, a castração evita a transmissão do tumor venéreo e a piometra (infecção bacteriana no útero), já que o órgão é retirado. “Inclusive algumas cadelas que foram castradas já apresentavam algum pus no útero. Então, a castração salvou a vida delas”, explicou.



Ainda segundo Milena Costa, a castração nas fêmeas traz mudanças no comportamento dos machos. “Ficam mais tranquilos e menos agressivos. No caso dos gatos, eles diminuem a frequência na rua e brigam menos, o que acarreta em menos transmissão de esporotricose, que é uma zoonose. De uma forma geral a intervenção traz benefícios”, finalizou.



Os interessados precisam ser maiores de 18 anos e deverão apresentar cópias dos comprovantes de residência do município e de rendimentos (já que o projeto é destinado principalmente às pessoas que não têm condições financeiras de arcar as cirurgias de ovariosalpingohisterectomia ou orquiectomia em uma clínica particular) ou Número de Inscrição Social (NIS) ou cartão Mumbuca ou bolsa-família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, devem levar cópia da identidade e CPF.



Para o procedimento, os cães e gatos necessitam ter os dois testículos dentro da bolsa escrotal. Os animais devem ter entre cinco meses e 6 anos de idade e, no caso de cães e cadelas, devem ter entre 3 kg e 20 kg.



Vale ressaltar que será realizada a cirurgia de castração de um animal por CPF do tutor, a fim de mais famílias serem beneficiadas.


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Guarda Municipal de São Gonçalo durante atividade no município; concurso oferece 100 vagas para a corporação.
São Gonçalo

Concurso da Guarda Municipal de São Gonçalo tem inscrições abertas

Sabrina Sato, rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel, durante apresentação da escola de samba.
Entretenimento

Vila Isabel procura 24 mulheres negras grávidas para desfilar no Carnaval de 2027

Agentes do Segurança Presente durante patrulhamento no Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Segurança Pública

Homem com mandado de prisão por extorsão é preso durante abordagem no Grajaú

Hospital de São Gonçalo atende 96 vítimas de acidentes com motos no fim de semana
Segurança Pública

Adolescente baleada na boca em Cabo Frio segue internada