Skip to content

Região

Dono de pastelaria em Icaraí é condenado por trabalho escravo

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


22930833929 a2fa5029df k
Trabalhadores em mantidos em condições precárias de habitação e trabalho. Foto: MPT/Arquivo



A Justiça Federal condenou o chinês, dono de uma pastelaria no bairro de Icaraí, em Niterói, a três anos e seis meses de prisão por redução a condição análoga à de escravo. Uma inspeção realizada no local em 2015 encontrou três outros chineses em condições consideradas precárias de habitação e trabalho.



De acordo com o relatório de inspeção e denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF), o alojamento em que os trabalhadores foram encontrados não tinha janelas ou armários individuais. O local era pequeno, sem condições de higiene, limpeza ou espaço adequado para alimentação. Os fiscais do Ministério do Trabalho também encontraram um bebê recém-nascido no local, filha de dois dos chineses resgatados.



A Defesa alegou que as vítimas não eram empregadas, mas familiares do réu que foram acolhidos por ele no local. Mas o depoimento de testemunhas, inclusive uma funcionária brasileira, confirmou que havia vínculo empregatício.



O juízo da 2ª Vara Federal de Niterói considerou que, para que o crime de redução a condição análoga à de escravo se configure, não é necessário que haja cerceamento da liberdade de ir e vir, mas apenas que os trabalhadores não tenham condição digna de trabalho, moradia, higiene e alimentação.



O réu foi absolvido do crime de perigo para a vida ou saúde de outrem e a pena privativa de liberdade foi substituída por prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária.


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Niteroiense encara o Artsul no Concha Acústica, neste sábado
Esportes

Niteroiense recebe Artsul no Concha Acústica na luta pelo sonho do título

Rio

Rio terá transporte gratuito para estudantes nos dois dias do Enem

Shows gratuitos agitam Piratininga durante o feriado prolongado em Niterói
Entretenimento

Shows gratuitos agitam Piratininga durante o feriado prolongado em Niterói

Feira da Agricultura Familiar em Itaipuaçu acontece neste sábado, das 8h às 13h, no Barroco, com alimentos frescos e produtos locais.
Maricá

Maricá realiza Feira da Agricultura Familiar neste sábado em Itaipuaçu