Skip to content

Região

Governo e população mobilizados contra a dengue em SG

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


150719 IMG 20190715 WA0035
Cerca de 600 agentes do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental do município atuam no combate à dengue. (Foto: Ascom SG)



De janeiro a julho de 2018, a cidade de São Gonçalo registrou mais de 3 mil casos de dengue. Neste mesmo período este ano, o número caiu para 783 casos até o momento. Por trás dos números existe um trabalho árduo e comprometido dos 600 agentes do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizando pessoas, visitando domicílios, realizando palestras e encontros de capacitação.



Um desses encontros aconteceu nesta segunda-feira (15), com 50 supervisores de trabalho de campo. 



“Temos agentes atuando em diversos bairros, principalmente onde identificamos altos índices de infestação. Esse é o reflexo de um trabalho sério e constante, e realizado totalmente em conjunto com a população. Uma só pessoa pode mobilizar muita gente. Nosso objetivo é que a população tenha acesso à informação e com ela, assim como nós, possa se mobilizar pelo bem de toda cidade!”, disse o biólogo sanitarista e diretor do Departamento de Vigilância em Saúde ambiental, Adaly Fortunato. 



De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), que corresponde à proporção de imóveis com a presença de larvas, realizado em maio deste ano, São Gonçalo possui um índice de 1,4%. Neste mesmo período em 2018 o índice era de 1,8%. Para o Ministério da Saúde, o ideal satisfatório é até 1%. Entre 1 e 3,9 é considerada situação de alerta, e acima de 4% é alto risco. 



Durante a capacitação, as falas apontavam para a mais importante ferramenta no combate ao mosquito: o trabalho de conscientização em conjunto com a população.



Quando um agente vai até a casa de uma pessoa, ele realiza todo o trabalho de fiscalização dos espaços, realiza a colocação de telas em caixas de água, elimina possíveis focos, e mais do que isso, sai dali deixando naquela casa multiplicadores das formas eficientes de combate. 



“Uma capacitação como essa é extremamente importante tanto para nós, agentes, quanto para a população, porque isso reflete no nosso trabalho. Vamos chegar com mais confiança e com informações mais precisas e atualizadas, para auxiliar a população da melhor forma!”, disse Rosária Maria das Dores, agente de Saúde Ambiental há 20 anos e que atua na equipe de Santa Isabel. 



De acordo com o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, a eficácia do combate e a constante queda de casos será reflexo de um trabalho conjunto entre o governo e a população. 



“Essa mobilização é de extrema importância para que possamos, juntos com a população, combater o mosquito. Precisamos ir direto ao foco e mobilizar as pessoas para a necessidade de identificar e eliminar os criadouros de mosquitos”, enfatiza. 



Para acionar as equipes da Coordenação de Vetores, solicitar visitas e denunciar suspeitas de casos de possíveis focos do mosquito, basta ligar para: 26046446. 


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Festival de Covers de Rio das Ostras acontece de 6 a 8 de novembro, na Lagoa do Iriry, com shows gratuitos e tributos a grandes artistas.
Região dos Lagos

Rio das Ostras recebe Festival de Covers com três dias de shows gratuitos em novembro

Yoga na Praia da Boa Viagem, em Niterói
Saúde & Bem-Estar

Praia de Niterói será ponto de equilíbrio físico e mental; entenda

Artsul derrota Niteroiense fora de casa
Esportes

Niteroiense perde dentro de casa e corre risco de não subir de divisão

Águas de Niterói passa orientações para limpeza de cisterna e caixas d'água
Niterói

Água contaminada em Niterói? Concessionária alerta para limpeza de cisterna