Skip to content

Região

Mais de 40 veículos impedidos de entrar em Maricá

Tiago Souza | Publicado em:

Imagem não disponível


Barreiras e lojas fechadas em Itaipuacu Karina Cruz Plantao Enfoco 7
Até às 11h, mais de 40 veículos foram impedidos de acessar a cidade. Foto: Karina Cruz



Com o decreto do ‘super feriadão’ de 10 dias no estado do Rio, Maricá já conta com barreiras sanitárias funcionando para controlar a entrada e saída de pessoas na cidade, além do fechamento do comércio não essencial, que teve início nesta sexta-feira (26). Até às 11h, mais de 40 veículos foram proibidos de entrar na cidade, segundo o secretário de Ordem Pública, Coronel Júlio César Veras.



No total, oito barreiras foram instaladas em diferentes entradas do município. Segundo a Prefeitura, um efetivo de aproximadamente 190 agentes atua nas ruas da cidade para garantir o cumprimento das determinações do decreto, que também proíbe a circulação de pessoas das 23h às 5h.



“A barreira começou nesta sexta e não vai funcionar 24 horas. A princípio será de 8h às 20h. O Espraiado é um local que estamos com um olhar maior por ser um dos pontos turísticos da cidade. No Carnaval tivemos registros de inúmeros eventos sendo realizados no município, inclusive as mortes atuais podem ser reflexos disso. A população tem que entender que tem que nos ajudar ficando em casa. Hoje percebemos que outros municípios da região também decidiram fechar e isso foi ótimo, mostra que não estamos sozinho nessa luta diária”.

Coronel Júlio César Veras, secretário de Ordem Pública



Comércio



Barreiras e lojas fechadas em Itaipuacu Karina Cruz Plantao Enfoco
Comércios amanheceram fechados em Maricá. Foto: Karina Cruz



Mesmo preocupados, os comerciantes da cidade também respeitaram o decreto. Foi o caso da empresária Cintia da Costa Gomes, que tem três lojas de perfumaria e, mesmo atendendo em forma de delivery, se sente preocupada com a situação, visto que no primeiro lockdown, em 2020, teve uma redução de 70% nas vendas.



“A situação é muito complicada, tive que concentrar as mercadorias das outras lojas aqui na unidade de Itaipuaçu, porque a gente não tem como ficar fechado, temos que nos reinventar. Tivemos que fechar a unidade de Inoã, deixar os funcionários em casa, e as entregas de lá estão saindo de Itaipuaçu”, contou.



O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Maricá, Paulo Santos, avaliou a situação.



“Mais um período de restrição econômica, de fechamentos, de bloqueios… A economia já está bem prejudicada, os negócios enfraquecidos, sem contar os que faliram, mas entendemos a necessidade de medidas mais rígidas”.

Paulo Santos, presidente da CDL Maricá



Atividades permitidas



Vacinação; funcionamento de hospitais e laboratórios; farmácias; supermercados; postos de combustíveis; lojas de conveniência; bancos e lotéricas; correios; açougues; aviários; hortifrutis; clínicas veterinárias; comércios varejistas de alimentação animal; e atividades físicas individuais ao ar livre.



Permitidas com restrições



Somente retirada no local e/ou delivery: bares; restaurantes; padarias; lanchonetes, cafeterias, docerias e similares; loja de vendas de autopeças; distribuidoras de água e gás; oficinas mecânicas e borracharias (somente agendamento individual e com portas fechadas).



Estabelecimentos religiosos (com 30% da capacidade).



Atividades proibidas



Ficar sem máscara; festas e aglomerações; eventos sociais; permanecer em vias, áreas e praças públicas das 23h às 5h; comércios e serviços não essenciais; salão de beleza; academias; estacionar veículos na orla das praias (exceto moradores); permanecer nas praias, lagoas, praças e áreas de lazer; consumo de no bar ou restaurante; jogos de futebol.


Tiago Souza

Atuante no jornalismo desde 2014, acumulando experiências em diferentes meios de comunicação, como TV, rádio e portais de notícias. Possui facilidade para escrever em diferentes editorias, com destaque para pautas policiais e factuais no hard news. LinkdIn: @tiago-souza-21b29919a/

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Niterói

Niterói entra no alerta amarelo para tempestade com ventos de até 60 km/h

Segurança Pública

Dupla do crime é presa e fuzil é apreendido em comunidade de São Gonçalo

Brasil & Mundo

TSE dá 24h para Meta explicar critérios para manter ‘Exército do Lula’ no ar

Política

Flávio e Lula chegam em acordo para quebra de sigilo no TSE