As obras para instalar uma nova adutora de água chegam nesta quinta-feira (19), na cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio. A intervenção promete trazer água tratada para diversas regiões do município que até hoje contavam com abastecimento por caminhão-pipa e poços artesianos.
As obras ficarão a cargo da Águas do Rio, concessionária responsável pelo tratamento na cidade, e receberão um investimento de R$ 23 milhões. Ao todo, estima-se que pouco mais de 45 mil moradores serão beneficiados.
O início dos trabalhos foi definido hoje, através de uma cerimônia na Praça Gilmar Trindade dos Santos, em São José de Imbassaí, principal bairro a ser beneficiado com a interferência.
Quando as obras ficarão prontas em Maricá?
A previsão de conclusão para a instalação da adutora é de um ano e deve ser concluída no primeiro semestre de 2027.
Além do bairro de São José do Imbassaí, o sistema moderno vai contemplar outros locais, como: Manu Manuela, Ponta Grossa, Parque Nanci e Itapeba.
No ano passado, em 2025, a Águas do Rio implantou mais de 200 quilômetros de redes na cidade de Maricá, beneficiando aproximadamente 50 mil pessoas que residem no município. Ao todo, a concessionária já investiu R$ 5,5 bilhões desde que assumiu a região.
Segundo o diretor-executivo da concessionária, Diogo Freitas, o início das obras marca o compromisso da Águas do Rio com Maricá.
“Estamos mudando uma realidade história de acesso irregular. Levar água tratada diretamente para a casa das pessoas é promover saúde e desenvolvimento sustentável”, declarou o diretor.