Skip to content

Niterói

Acidente com moto em Niterói: estado do jovem de 15 anos é grave

Dayse Alvarenga | Publicado em:

Grupo Enfoco



O adolescente de 15 anos que se envolveu em uma colisão entre uma moto elétrica e um carro de passeio, no início da tarde desta sexta-feira (3), em Niterói, está internado em estado grave no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca. O caso foi registrado na 81ª DP (Itaipu). 

O caso ocorreu na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu, Região Oceânica da cidade. Segundo o irmão da vítima, Kaio Calazans Baracho, de 21 anos, o adolescente, que pilotava a moto, foi atingido após uma manobra do carro. 

Leia +: Ferido em acidente entre carro e moto elétrica em Niterói

“Não estava no local do acidente. Fui para lá porque ele pediu aos socorristas que me chamassem. E quando eu cheguei, quem presenciou me contou que ele (vítima) estava vindo dentro do BRT, e o carro fez uma certa bandalha e uma curva perigosa. Foi aí quando aconteceu o acidente”, contou o estudante de Psicologia. 

Circulação e fiscalização na cidade 

Mesmo sem saber o modelo exato da moto elétrica envolvida no acidente, o ENFOCO solicitou informações à Prefeitura sobre circulação e fiscalização destes veículos na cidade.

O governo municipal destacou inicialmente, em nota, que “a condução de motos por menores de idade é proibida por lei e deve ser coibida pelos agentes de segurança pública com eventual responsabilização dos responsáveis”.

Sobre a fiscalização de ciclomotores, a Prefeitura destacou que “a Coordenadoria Niterói de Bicicleta informa que a cidade está seguindo as orientações estabelecidas pela regulamentação federal Contran 996, através da elaboração do decreto municipal 13.889/2021, campanhas de educação e treinamento de equipes de agentes e operadores de trânsito”, disse destacando ainda a diferença entre cada uma das categorias de forma resumida: “as bicicletas elétricas possuem pedal assistido e podem ou não ter acelerador; os autopropelidos podem ter acelerador, mas têm limitação de velocidade, potência e dimensões; já os ciclomotores, veículos mais robustos e mais rápidos, podem chegar até 50km/h”.

O que diz Contran sobre circulação

De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), bicicletas, bicicletas elétricas e veículos autopropelidos podem circular pelas calçadas compartilhadas, ciclofaixas e ciclovias. Destaca-se que, em calçadas sem a permissão de circulação compartilhada, o condutor pode trafegar desde que desmontado, empurrando o veículo. Já os ciclomotores só podem trafegar na rua, têm que ter placa e licenciamento, e o condutor precisa de habilitação específica. No entanto, o prazo para emplacar é até o fim de 2025.

Dayse Alvarenga

Jornalista formada pela UFF e com passagens em outros jornais de Niterói e São Gonçalo nas funções de repórter, chefe de reportagem e editora. Também atuou como assessora de imprensa em agências de comunicação no Rio.

Notícias Relacionadas

Celebração da vitória de Lula em Niterói
Niterói

Niterói celebra vitória de Lula com festa nas ruas

Últimas Notícias

Três PMs são condenados por ligação com novo 'Escritório do Crime' no Rio
Segurança Pública

Três PMs são condenados por ligação com novo ‘Escritório do Crime’ no Rio

Niterói encerra Mês da Pessoa Idosa com roda de samba neste sábado (31)
Entretenimento

Niterói encerra Mês da Pessoa Idosa com roda de samba neste sábado (31)

Após dizer que deixaria o Brasil, Rico Melquiades anuncia candidatura pelo PL e promete disputar próxima eleição
Celebridades

Após dizer que deixaria o Brasil, Rico Melquiades promete se candidatar pelo PL nas próximas eleições

Adolescente é linchado após atropelar idoso em Botafogo
Segurança Pública

Idoso é atropelado por bike elétrica e adolescente acaba agredido no Rio