A Prefeitura de Niterói anunciou a liberação antecipada de 80% da subvenção para as escolas de samba da cidade até sexta-feira (2), totalizando um investimento direto de R$ 3,5 milhões para o Carnaval 2027. A medida inédita, anunciada nesta terça-feira (29) durante encontro entre o prefeito Rodrigo Neves e representates das agremiações, ocorre com cerca de 120 dias de antecedência dos desfiles, agendados para os dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2027, na Passarela do Samba, no Caminho Niemeyer. O objetivo da gestão municipal é dar previsibilidade e assegurar o planejamento das agremiações.
Segundo a prefeitura, os 20% restantes da subvenção serão repassados no mês de novembro. A verba contemplará 22 escolas de samba pertencentes às séries Ouro, Especial e Prata, enquanto as quatro agremiações do Grupo de Avaliação não receberão o benefício financeiro. A organização da festa teve início ainda em maio com o sorteio da ordem dos desfiles, acompanhando a mudança no calendário oficial e o crescimento do evento na última década.
O prefeito Rodrigo Neves destacou que a antecipação dos recursos representa uma nova etapa na organização do Carnaval da cidade.
“Estamos antecipando um processo que antes acontecia muito mais perto do desfile e garantindo que 80% dos recursos cheguem às escolas agora, com o restante sendo pago em novembro. Isso dá tranquilidade para os presidentes, carnavalescos e profissionais começarem a trabalhar com tempo, pesquisarem preços, comprarem materiais, organizarem seus barracões e desenvolverem seus projetos com a qualidade que o nosso Carnaval merece. O Carnaval é uma das manifestações mais importantes da nossa cultura popular e mobiliza comunidades inteiras, gerando trabalho e renda. Antecipar os recursos é garantir planejamento, respeito e condições para que essa festa continue crescendo, se profissionalizando e ganhando cada vez mais força em Niterói”, afirmou Rodrigo Neves.
A importância da antecipação

O presidente da Comissão de Carnaval de Niterói, Paulo Bagueira, afirmou que a antecipação representa um momento histórico para a festa.
“Quem acompanha o Carnaval de Niterói sabe o quanto essa caminhada foi longa. Foi uma construção feita com muita luta, diálogo e persistência. Hoje conseguimos chegar a um momento em que as escolas sabem com antecedência quando terão os recursos e o avanço na organização é resultado de um processo contínuo de fortalecimento da festa. O Carnaval não começa na avenida. Ele começa meses antes, nos barracões, nas quadras, nas comunidades e no trabalho diário de centenas de pessoas”, reforçou Bagueira.
A estruturação antecipada contou com a elaboração prévia de regulamento, edital e chamamento público, processo que visa posicionar o município em destaque nacional na organização do evento. O presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento, destacou que a antecipação fortalece o planejamento das escolas de samba.
“Isso é uma mudança de cultura e coloca Niterói certamente entre as cidades que mais cedo estruturam seu Carnaval no Brasil”, disse André Bento.
A avaliação positiva sobre o repasse antecipado também foi compartilhada pelos representantes das agremiações locais. O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN), Marcelo Serpa, afirmou que receber a maior parte dos recursos com antecedência muda completamente o trabalho das agremiações.
“Ter 80% da subvenção agora permite fazer um trabalho mais organizado e mais bem acabado”, afirmou Marcelo Serpa.
Todo o processo de repasse financeiro é respaldado pela Lei Municipal 192/23, norma que regulamenta a subvenção para escolas, blocos e desfiles de rua no município. A legislação estabelece reajuste anual pelo IPCA e exige a aplicação dos valores exclusivamente na produção do Carnaval, proibindo gastos com festas, churrascos e bebidas alcoólicas. As agremiações são obrigadas a realizar prestação de contas e promover atividades educativas, como oficinas e ensaios abertos.
Ordem de desfiles 2027
SÉRIE OURO — Sexta-feira, 29 de janeiro
1ª – G.R.E.S. Sabiá
2ª – G.R.E.S. Cacique da São José
3ª – G.R.E.S. Unidos da Região Oceânica
4ª – G.R.E.S. Tá Rindo Por Quê?
5ª – G.R.E.S. Combinado do Amor
6ª – G.R.E.S. Unidos do Sacramento
7ª – G.R.E.S. Garra de Ouro
GRUPO ESPECIAL — Sábado, 30 de janeiro
1ª – G.R.E.S. Banda Batistão
2ª – G.R.E.S. Souza Soares
3ª – G.R.E.S. Império de Charitas
4ª – G.R.E.S. Império de Araribóia
5ª – G.R.E.S. Magnólia Brasil
6ª – G.R.E.S. Experimenta da Ilha da Conceição
7ª – G.R.E.S. Folia do Viradouro
8ª – G.R.E.S. Alegria da Zona Norte
SÉRIE PRATA — Domingo, 31 de janeiro
1ª – G.R.E.S. Data Vênia Doutor
2ª – G.R.E.S. Paraíso do Bonfim
3ª – G.R.E.S. Acadêmicos da Ponta da Areia
4ª – G.R.E.S. Bem Amado
5ª – G.R.E.S. Galo de Ouro
6ª – G.R.E.S. Balanço do Fonseca
7ª – G.R.E.S. Mocidade Independente de Icaraí