O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, entregou neste sábado (12) a primeira etapa das obras de reforma do Condomínio Zilda Arns I e II, no Fonseca, na Zona Norte do município. As intervenções, realizadas pela Prefeitura de Niterói por meio da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), beneficiam 372 famílias.
As obras fazem parte de um conjunto de intervenções no condomínio que recebe investimento total de R$ 17 milhões. Nesta primeira etapa, foram concluídos espaços voltados ao lazer e à convivência dos moradores.
Reforma amplia áreas de lazer no condomínio
Entre os espaços entregues estão o salão de festas, com 30,6 metros quadrados, a área de convivência e o espaço destinado às crianças. O local recebeu novos brinquedos.
De acordo com a Prefeitura, a reforma continua em outras áreas do condomínio. O cronograma inclui serviços de revitalização e impermeabilização dos telhados, reboco dos blocos, substituição e remoção dos castelos d’água, pintura das fachadas e reforço estrutural.
Também estão previstas intervenções na quadra poliesportiva e a aplicação de novos revestimentos.
Em declaração durante a entrega, Rodrigo Neves destacou a proposta de melhorar as condições de moradia e os espaços de uso coletivo do condomínio.
“Nosso compromisso é garantir que as famílias do Zilda Arns tenham uma moradia digna e um condomínio bem cuidado, com espaços de lazer e convivência e infraestrutura de qualidade”, afirmou o prefeito.
Segundo Rodrigo Neves, a entrega deste sábado representa uma etapa do conjunto de obras que ainda está em andamento no local.
Obras incluem segurança e infraestrutura
As intervenções também contemplam as instalações elétricas dos corredores, além da implantação de paisagismo e iluminação.
O projeto prevê ainda a substituição das portas de acesso aos apartamentos e aos blocos e a instalação de pisos nos corredores e nas escadas.
Na portaria, estão previstos novos portões para veículos e pedestres, além de uma guarita. A medida, conforme a Prefeitura, busca ampliar a segurança de moradores e visitantes.
Com a continuidade das obras, o condomínio passará por intervenções em diferentes áreas de infraestrutura, além da recuperação dos espaços de convivência e lazer.
Coleta seletiva chega ao Zilda Arns
A entrega da primeira etapa também marcou a ampliação do programa Clin Comunidade Sustentável no condomínio.
A iniciativa leva coleta seletiva e novas formas de acondicionamento de resíduos para comunidades de diferentes regiões de Niterói. No Zilda Arns, foram instalados cinco moloks, contêineres semienterrados destinados ao descarte de resíduos.
Os equipamentos foram distribuídos em dois pontos do condomínio. São três moloks marrons, destinados aos resíduos orgânicos, e dois azuis, para materiais recicláveis secos.
Cada equipamento tem capacidade para 5 metros cúbicos e possui sistema hermético, que impede a entrada da água da chuva e dificulta o acesso de animais aos resíduos.
A estrutura busca melhorar as condições de armazenamento dos materiais descartados e contribuir para a limpeza e a organização dos espaços do condomínio.
Moradores acompanham mudanças
Moradora do Zilda Arns desde a entrega do condomínio, a técnica de enfermagem Kelly Martins, de 42 anos, acompanhou as mudanças realizadas no local.
Para ela, a reforma representa mais conforto para as famílias e oferece novos espaços de convivência e lazer, especialmente para as crianças.
“Hoje, todos nós estamos contentes com essa mudança. É uma melhoria para os moradores e para as famílias, trazendo mais conforto e lazer. Para mim, está maravilhoso”, afirmou Kelly.
A reforma do Condomínio Zilda Arns continua em outras áreas, com intervenções previstas na estrutura, nos espaços de circulação, na quadra, nas fachadas, nos telhados, na portaria e nos sistemas de infraestrutura.