Skip to content

Niterói

Niterói reajusta salários de servidores e aposentados

Ezequiel Manhães | Publicado em:

Embora a lei tenha sido publicada agora, os efeitos financeiros valem desde 1º de junho. Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Em Niterói, a Prefeitura sancionou uma lei que garante reajuste de 5% nos salários dos trabalhadores municipais. O aumento vale para servidores ativos, aposentados e pensionistas e terá efeito retroativo a 1º de junho de 2026, de acordo com a publicação feita no Diário Oficial desta sexta-feira (19).

A medida beneficia funcionários da administração direta, autarquias, fundações públicas e também da Câmara Municipal.

Na prática, o reajuste será aplicado sobre o vencimento-base dos servidores efetivos, além dos valores pagos a cargos comissionados e funções gratificadas. Alguns benefícios e gratificações também terão os valores corrigidos pelo mesmo percentual.

Quem terá direito ao aumento?

Segundo a nova lei, o reajuste de 5% será concedido para: servidores públicos municipais ativos; aposentados; pensionistas; ocupantes de cargos em comissão e servidores que recebem funções gratificadas.

O aumento também alcança gratificações específicas de fiscais municipais, auditores fiscais e servidores da Procuradoria do Município.

Benefícios também serão reajustados

Além dos salários, a Prefeitura determinou a correção de 5% no auxílio-transporte e no abono-refeição.

O abono-refeição será pago aos servidores que recebem até R$ 4.115,80 por mês. No caso dos funcionários da Câmara Municipal, o benefício continuará sendo concedido a todos os servidores, independentemente da remuneração.

Quando o dinheiro começa a cair na conta?

Embora a lei tenha sido publicada agora, os efeitos financeiros valem desde 1º de junho. Isso significa que os servidores deverão receber os valores reajustados, incluindo a diferença retroativa referente ao mês de junho.

O que diz a Prefeitura?

De acordo com o município, a revisão anual dos salários dos servidores está prevista na legislação e tem como objetivo recompor parte das perdas causadas pela inflação. Segundo a lei sancionada pela prefeita em exercício, Isabel Swan, as despesas serão custeadas com recursos já previstos no orçamento municipal de 2026.

Com a medida, milhares de servidores de Niterói terão um reforço no contracheque nos próximos pagamentos.

Ezequiel Manhães

Jornalista com experiência em hard news e produção audiovisual, tendo como foco reportagens factuais, especiais e conteúdos multimídia. Atua com rapidez, comprometimento e precisão na apuração, tendo como destaques coberturas de temas como política, economia, cidades, segurança pública e comportamento. LinkedIn: @ezequiel-manhães-b073921b3

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Detran-RJ dá fim à greve e retorna funcionamento dos postos de atendimento
Rio

Detran-RJ volta a funcionar após greve e libera motoristas de multa por atraso

Zagueiro do Vasco, Robert Renan sofre acidente de carro no Rio
Esportes

Robert Renan, do Vasco, sofre acidente de carro no Rio

TSE nega acusação de Flávio Bolsonaro sobre expulsão de fiscais do PL
Brasil & Mundo

TSE diz que é falsa a acusação de Flávio Bolsonaro sobre expulsão de fiscais do PL de sala-cofre

Segurança Pública

Operação contra o tráfico acaba com dois presos em Niterói