
Familiares e amigos de Thaís da Silva Borges, advogada criminalista de 31 anos, realizam uma campanha de doação de sangue após ela ser baleada nesta quarta-feira (4), durante um assalto, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A vítima foi atingida no pescoço e permanece internada em estado grave no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no bairro Fonseca.
A mobilização, divulgada nas redes sociais, ganhou ampla repercussão na busca por doadores de todos os tipos sanguíneos, pois as bolsas coletadas são essenciais para o estoque do hospital e o atendimento de emergências. As doações estão sendo feitas no Grupo Pulsa Rio.
Thaís foi atingida por um disparo de arma de fogo no pescoço durante uma tentativa de assalto na localidade Riodades, no bairro Fonseca. Equipes do Corpo de Bombeiros chegaram prestaram os primeiros socorros e encaminharam a advogada ao hospital em estado grave.
O assaltante fugiu após cometer o crime. O caso é investigado pela Delegacia do Fonseca (78ª DP).
Saiba como ajudar
Interessados em ajudar na doação de sangue para Thais devem se dirigir ao Hemorio ou Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap).
- Hemorio – Rua Frei Caneca, 8 – Centro, Rio de Janeiro, aberto 24 horas;
- Hospital Universitário Antonio Pedro – Avenida Marquês do Paraná, 303 – Centro de Niterói.
No ato do procedimento é preciso informar que a doação deve ser encaminhada à paciente Thais da Silva Borges, internada no Hospital Estadual Azevedo Lima.
Quem pode doar?
Segundo diretrizes do Ministério da Saúde para ser doador de sangue é preciso atender aos seguintes requisitos:
Para ser um doador, você deve estar em boas condições de saúde no dia da doação.
- Idade: Ter entre 16 e 69 anos.
- Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização formal dos responsáveis e documento original do responsável.
- A primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos.
- Peso: Mínimo de 50 kg.
- Documentação: Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). Documentos digitais com foto também são aceitos.
- Alimentação: Não estar em jejum. Evite apenas alimentos gordurosos 3 horas antes da doação. Se for doar após o almoço, aguarde 2 horas.
- Repouso: Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Principais Impedimentos
A triagem é dividida em situações que impedem a doação de forma temporária ou definitiva.
- Gripe ou febre: Aguardar 7 a 15 dias após o fim dos sintomas.
- Gravidez e Amamentação: 90 dias após parto normal; 180 dias após cesariana. Amamentação impede a doação por 12 meses após o parto.
- Tatuagem e Piercing: Aguardar 12 meses (se o piercing for em mucosa oral ou genital, a inaptidão é de 12 meses após a retirada).
- Procedimentos Endoscópicos: Aguardar 6 meses.
- Vacinas: O tempo varia (Gripe: 48h; Dengue ou Febre Amarela: 30 dias).
- Comportamento de risco: Relações sexuais sem preservativo com parceiros ocasionais impedem por 12 meses.
Voto de autoexclusão, o que é?
Durante o processo de triagem, o potencial doador passa por uma entrevista. O sistema oferece o chamado “Voto de Autoexclusão”, onde o candidato pode indicar, de forma privada, se seu sangue é seguro para ser utilizado, caso tenha omitido alguma situação de risco por pressão social ou constrangimento.