Skip to content

Niterói

Ônibus elétrico intermunicipal começa a circular entre Niterói e Rio

André Silva | Publicado em: - Atualizado 3 semanas atrás

Linha Niterói–Rio recebe primeiro ônibus elétrico
Veículo começa a rodar na 100D em fase de testes sem mudança na tarifa - Foto: Divulgação / Saulo Scoponi

Quem faz diariamente o trajeto entre o Centro de Niterói e a Candelária, no Rio, começou a perceber uma mudança na rotina nesta segunda-feira (30). Em meio aos ônibus tradicionais da linha 100D, um modelo totalmente elétrico passou a circular, marcando o início de uma fase de testes no transporte intermunicipal.

A novidade ainda é discreta, apenas um veículo foi colocado em operação, mas faz parte de um projeto maior do governo do estado que busca modernizar a frota e reduzir o impacto ambiental nas cidades. A ideia é entender, na prática, como o ônibus se comporta no dia a dia de quem depende da linha.

Movido 100% a energia elétrica, o coletivo tem autonomia de cerca de 350 quilômetros e não emite poluentes. No trajeto, a diferença pode ser notada principalmente pelo menor nível de ruído e pela condução mais estável. O veículo também conta com ar-condicionado, entradas USB para recarga de celulares, câmeras de monitoramento, piso baixo e rampa de acesso para pessoas com deficiência.

A operação, no entanto, ainda é experimental. Durante esse período, o desempenho do ônibus será acompanhado de perto, com análise de consumo de energia, autonomia, funcionamento em diferentes condições, índice de falhas, necessidade de manutenção e tempo de recarga. A experiência de quem utiliza o serviço também entra na avaliação.

O que diz o Detro

Segundo o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), a iniciativa faz parte de um movimento de modernização do sistema. “A introdução do ônibus elétrico na linha 100D representa um avanço importante no compromisso com soluções mais sustentáveis”, informou o órgão.

Apesar da mudança, o passageiro não terá impacto na passagem neste momento. “A implementação do ônibus elétrico não implicará alteração na tarifa cobrada dos passageiros”, disse a autarquia. “O projeto está sendo conduzido de forma a avaliar a viabilidade operacional e econômica sem repasse imediato de custos ao usuário”, completou.

Os dados coletados ao longo dos testes também serão usados para comparar o desempenho do modelo elétrico com os ônibus convencionais que já operam na linha.

Novas rotas

Há ainda a possibilidade de expansão para outras rotas no futuro. Estudos estão em andamento para ampliar o uso de veículos menos poluentes, incluindo modelos elétricos e movidos a gás natural veicular (GNV), mas ainda não há definição sobre quais linhas serão contempladas nem prazo para isso.

Ainda de acordo com o Detro, qualquer avanço dependerá dos resultados desta fase. A expectativa é que as informações reunidas ajudem a orientar decisões futuras, inclusive na próxima licitação do transporte intermunicipal, que deve prever a adoção de veículos elétricos e a GNV.

A proposta, segundo o órgão, é reduzir a emissão de poluentes, melhorar a qualidade do ar e diminuir o nível de ruído nas cidades, além de atualizar o sistema de transporte público para novas tecnologias.

André Silva

Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics. Instagram: @andrre.sillva

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Segurança Pública

Turistas ficam presos em trilha durante tiroteio no Rio; vídeo

Política

Paes perde folga e vê Douglas Ruas colar na briga pelo Governo do Rio

pai de ana paula renault
Brasil & Mundo

Pai de Ana Paula Renault morre em MG; família quer permanência da sister no BBB 26

Saúde de São Gonçalo terá plantão 24h no feriadão
São Gonçalo

São Gonçalo monta esquema de saúde para feriadão prolongado