Skip to content

Região

Parceria para proteger cães e gatos é firmada no estado

Redação | Publicado em:

Rogério Santana

 





image


generate image?eliteImageId=25522&web=true&timestamp=1646404359328



align left
align center
align right
|
fullscreen
fullscreen







left



Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:


  

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (3), uma parceria entre a Subsecretaria de Proteção Animal (RJPet) e o programa ‘RJ para Todos’ com o objetivo de garantir melhores condições para cães e gatos. Todas as bases do Segurança Presente receberão coletores de tampinhas plásticas, que serão revertidas em doação de ração e castrações.

Por meio do convênio, também serão realizadas ações de conscientização sobre proteção e bem-estar animal, além de campanhas de adoção. Durante o evento, realizado no Palácio Guanabara, foram concedidas as primeiras cinco carteirinhas a cães de suporte emocional, que auxiliam pessoas em tratamento mental.

“Essa parceria é uma prova de trabalho em união, um cuidando do outro. É uma ideia que está presente no Governo do Estado, com todas as secretarias trabalhando em conjunto pelos fluminenses”,  disse o governador Cláudio Castro (PL).

Atualmente, seis bases do Segurança Presente já contam com os coletores de tampinha: Leblon, Lagoa, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Laranjeiras. A parceria vai levar a coleta para todas as bases do estado.

“Essa parceria, além das ações de cidadania, vai promover medidas sanitárias para os animais. Daremos suporte no controle, prevenção e erradicação de doenças, incentivando, ainda, a posse responsável”, contou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcelo Queiroz.

Suporte emocional

Tão vitais como cães-guias são para deficientes visuais, cães de suporte emocional fazem parte do tratamento contra ansiedade, pânico e depressão. A Lei Estadual 9.317/2021, sancionada pelo governador Cláudio Castro, garante pleno acesso da pessoa com transtornos mentais acompanhada de cão de suporte emocional em todos os locais públicos ou privados de uso coletivo no Estado do Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira (3), os primeiros cinco tutores receberam crachás para seus pets, tendo a garantia de que a partir de agora poderão permanecer em qualquer local público e privado. Para a identificação da pessoa com transtornos mentais é necessário apresentar atestado emitido por um psiquiatra ou psicólogo indicando o benefício do tratamento com o auxílio do cão de suporte emocional, devendo esse atestado ser renovado a cada seis meses.

Para regularizar a situação do animal, o tutor deve enviar a documentação para a Secretaria Estadual de Agricultura, através do e-mail [email protected]. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 97726-3381.

Documentos do tutor: RG e CPF, laudo médico constatando o CID, Telefone e e-mail,

Documentos do cão: Foto atual do animal, carteira de vacinação atualizada (múltipla e antirrábica, foto do colete na cor vermelha com a identificação do cão de suporte emociona, certificado de adestramento assinado por escola de adestramento ou profissional autônomo, neste caso constando CPF e RG.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Motorista baleado no Heat em São Gonçalo. Polícia investiga
Segurança Pública

Três pessoas são baleadas em ocorrências distintas em São Gonçalo

Lago na região do bairro Lindo Parque, em São Gonçalo, onde adolescente de 14 anos morreu afogado.
São Gonçalo

Adolescente de 14 anos morre afogado após cair em lago, em São Gonçalo

Itaboraí

Itaboraí promove vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos

Niterói

Natal solidário: projeto de Niterói busca padrinhos para presentear crianças de Ititioca