As barcas que circulam na Baía de Guanabara e na região de Mangaratiba reforçaram a operação nesta sexta-feira (7) por causa da previsão de ventos fortes no estado do Rio de Janeiro.
Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e o Consórcio Barcas Rio, as condições do tempo estão sendo acompanhadas em tempo real com informações de estações meteorológicas, do Climatempo e da Marinha do Brasil.
Como medida preventiva, foram adotados protocolos de segurança, como a revisão das amarrações e dos cabos das embarcações, o reforço de equipes técnicas a bordo e o aumento do número de funcionários nas estações durante a tarde para atender os passageiros.
Na linha Charitas, haverá viagens extras às 13h, 14h e 15h. A partir das 16h, a operação volta ao horário normal. Se houver necessidade, também poderão ser disponibilizadas embarcações extras na linha Praça XV–Niterói.
Apesar da previsão de ventania, o serviço funciona normalmente e dentro dos padrões de segurança. A Setram e o Consórcio Barcas Rio informaram que seguem monitorando as condições de navegação e poderão adotar novas medidas caso o tempo piore.