Skip to content

Rio

Rio oficializa ‘Banco Vermelho’ como ação de combate ao feminicídio

Redação | Publicado em:

Rio sanciona campanha ‘Banco Vermelho’ como alerta contra o feminicídio
Lei permite parcerias para ampliar campanha e divulgar canais de denúncia - Foto: Banco de Imagem

Uma iniciativa educativa de enfrentamento à violência contra a mulher passou a fazer parte das políticas públicas do estado do Rio a partir desta segunda-feira (20). A ação foi oficializada com a sanção da lei que institui a campanha “Banco Vermelho”, que prevê a instalação de bancos públicos com mensagens de alerta sobre feminicídio e incentivo à denúncia.

A proposta determina que os assentos sejam colocados em pontos movimentados, como escolas, universidades, unidades de saúde, espaços culturais e estações de transporte público. Nesses locais, os bancos receberão frases de impacto em memória de vítimas e orientações sobre como buscar ajuda, incluindo o telefone 180, canal nacional de atendimento à mulher.

De autoria da deputada estadual Tia Ju (Republicanos), o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e sancionado pelo governador em exercício, Ricardo Couto. A ideia é usar o mobiliário urbano como ferramenta de comunicação direta com a população, ampliando o alcance das campanhas de enfrentamento à violência de gênero.

Segundo a parlamentar, a iniciativa tem como diferencial o baixo custo de implementação. A execução pode ser viabilizada por meio de parcerias com empresas e organizações da sociedade civil, sem gerar despesas obrigatórias ao poder público.

A expectativa é que a presença dos bancos em áreas de grande circulação contribua para ampliar o debate sobre o feminicídio e facilite o acesso à informação para vítimas e testemunhas de violência.

Notícias Relacionadas

Rio

Posto de combustíveis é interditado por fraude no Rio

Últimas Notícias

Síndrome dos Ovários Policísticos muda de nome
Saúde & Bem-Estar

Síndrome dos ovários policísticos muda de nome após quase 1 século; entenda

Criança é atacada por onça
Brasil & Mundo

Criança de 8 anos é atacada por onça na Chapada dos Veadeiros e passa por cirurgia em Brasília

Brasil leva dois ouros na Copa do Mundo de canoagem e paracanoagem
Esportes

Brasil conquista duas medalhas de ouro na Copa do Mundo de canoagem e paracanoagem

INSS realiza mutirão com quase 26 mil vagas de atendimento e ação termina neste domingo (17)
Brasil & Mundo

Mutirão do INSS reúne quase 26 mil vagas e termina neste domingo (17)