Skip to content

São Gonçalo

Supermercados de São Gonçalo são autuados por irregularidades sanitárias e de infraestrutura

Redação | Publicado em:

Mais de 60 quilos de alimentos foram descartados na operação. Foto: Divulgação Gov RJ

Uma ação conjunta de fiscalização conduzida pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e pelo Procon-RJ resultou na inutilização e descarte de 66,5 quilos de alimentos impróprios para o consumo em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A operação autuou dois supermercados da região e também identificou diversas irregularidades estruturais e sanitárias que comprometiam o armazenamento adequado e a segurança dos produtos ofertados.

Do total de alimentos descartados, as equipes recolheram 60 quilos de carnes e embutidos comercializados sem a proteção necessária. Segundo os agentes, os itens estavam expostos à livre manipulação dos clientes, gerando risco iminente de contaminação. Em outro ponto comercializado, a fiscalização determinou o descarte imediato de dois quilos de carne previamente moída e de cinco quilos de doce de leite armazenados em recipientes metálicos abertos.

Supermercados com infraestrutura inadequada

Os fiscais também registraram falhas na infraestrutura das áreas de estocagem e manuseio dos produtos. Os relatórios apontam problemas como portas danificadas e oxidadas em câmaras refrigeradas, pisos danificados, acúmulo de água e resíduos, tetos descascados, uso irregular de paletes de madeira em frigoríficos, além de janelas e ralos sem telas de proteção contra vetores externos.

Além das falhas estruturais e higiênicas, os estabelecimentos operavam sem balanças de precisão destinadas à conferência por parte dos consumidores. Os agentes reforçaram que a venda de carne previamente moída nos locais desacata os parâmetros da legislação vigente.

Por configurarem riscos à segurança alimentar e aos direitos do consumidor, as mercadorias reprovadas foram destruídas no momento da ação. Os supermercados foram autuados administrativamente e receberam o prazo de 15 dias para apresentar defesa junto aos órgãos competentes.

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ não informaram, no entanto, as marcas e os respectivos endereços dos supermercados fiscalizados.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Preso em operação bilionária no Rio com Canella, policial ganha prisão domiciliar
Segurança Pública

Preso em operação bilionária no Rio com Canella, policial ganha prisão domiciliar

Niterói vai recuperar teatro histórico fechado há mais de três décadas
Niterói

Niterói vai recuperar teatro histórico fechado há mais de três décadas

Papa Leão XIV reaparece após cirurgia no pulmão e promete voltar à rotina aos poucos
Brasil & Mundo

Papa Leão XIV reaparece após cirurgia no pulmão e promete voltar à rotina aos poucos

Dupla é presa com drogas escondidas em carne e feijão em presídio do Rio
Segurança Pública

Dupla é presa com drogas escondidas em carne e feijão em presídio do Rio