Skip to content

Região

Tartarugas são mortas durante pesca clandestina em Búzios

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


WhatsApp Image 2019 09 17 at 16.38.14
Tartaruga ficou presa na rede de pesca



Uma operação da Secretaria de Meio Ambiente de Búzios, envolvendo as equipes de Fiscalização Ambiental e da Guarda Marítima Ambiental, realizada na praia Brava, culminou na descoberta de grave crime contra o meio ambiente, envolvendo a morte de três tartarugas verdes juvenis, espécie ameaçada de extinção.



Nesta terça-feira (17), após diversas denúncias indicando a instalação irregular de duas redes muito próximas da área de arrebentação, as equipes se dirigiram à praia e iniciaram a ação de retirada. Os agentes entraram no mar e depois de três horas de operação, retiraram as duas redes onde estavam presas as tartarugas, além de outros animais de diferentes espécies.



As redes foram apreendidas e o pescador responsável foi conduzido à 127 Delegacia de Polícia, onde foi registrado o crime ambiental.



WhatsApp Image 2019 09 17 at 17.45.20 1



De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Búzios, Fernando Savino, a Prefeitura cumpre recomendação do Ministério Público Federal emitida no dia 06 deste mês, que determina o efetivo controle e fiscalização das atividades pesqueiras no município, conforme determina e Lei nº 11.959/2009.



O MPF também exige o cadastro do pescador para a prática da atividade, e a utilização de adequado equipamento para cada tipo de pesca exercida. A recomendação do MPF destaca que, uma vez verificada a pesca irregular, deve-se aplicar a medida de poder de polícia adequada à situação, como multa e apreensão dos equipamentos e objetos de pesca, cuja utilização esteja em desacordo com a legislação ambiental vigente. Por fim, o MPF indica a necessidade de encaminhamento à autoridade policial, conforme artigos 25 e 72, da Lei 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais.



Através de ofício emitido no ultimo dia 09, o secretário Fernando ressalta que já solicitou à Colônia Z23, que informe o cadastro dos pescadores com o tipo de pesca praticada e o equipamento utilizado.


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Guarda Municipal de São Gonçalo durante atividade no município; concurso oferece 100 vagas para a corporação.
São Gonçalo

Concurso da Guarda Municipal de São Gonçalo tem inscrições abertas

Sabrina Sato, rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel, durante apresentação da escola de samba.
Entretenimento

Vila Isabel procura 24 mulheres negras grávidas para desfilar no Carnaval de 2027

Agentes do Segurança Presente durante patrulhamento no Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Segurança Pública

Homem com mandado de prisão por extorsão é preso durante abordagem no Grajaú

Hospital de São Gonçalo atende 96 vítimas de acidentes com motos no fim de semana
Segurança Pública

Adolescente baleada na boca em Cabo Frio segue internada