Skip to content

Segurança Pública

Fiscalização de Réveillon autua hotéis e quiosques no Rio

Redação | Publicado em:

Divulgação / Procon-RJ


A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon-RJ, de olho no direito dos consumidores durante as festas de Ano Novo, fiscalizaram seis hotéis e três quiosques na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio, palco da grande festa da virada no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (26) e nesta sexta-feira (27).

Os quiosques foram vistoriados nesta sexta e todos foram autuados por não possuírem os cartazes informativos necessários. O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, reforçou a importância dos grandes eventos para o Rio.

“A comemoração do Ano Novo em Copacabana coloca o nosso estado em uma verdadeira vitrine, pois é quando recebemos visitantes do mundo inteiro, fomentando a nossa economia. A Sedcon, junto com o Procon, está sempre atenta para proteger os direitos de todos os consumidores, cariocas e turistas; e, por isso, essa operação é fundamental nesse momento. Queremos que todos possam celebrar e curtir a festa com segurança, e que levem só lembranças boas do Réveillon do Rio de Janeiro”, declarou o secretário.

Em um hotel que fica na Avenida Atlântica, foram encontrados alimentos vencidos na cozinha (pastel, corte de pato e polvo) e ainda carpaccio de salmão sem especificação quanto a data de validade e mal armazenado. Também não havia itens obrigatórios para os hóspedes, como o cartaz “Disque 180”, para o combate à violência contra mulher, o cartaz “diga não ao turismo sexual “, e o folheto explicativo sobre prevenção da AIDS.

Outro hotel na orla de Copacabana, também não tinha o folheto explicativo sobre como se prevenir contra o HIV, havendo somente fornecimento de preservativos aos clientes. O terceiro vistoriado, também na Av. Atlântica, também não possuía esses folhetos de prevenção à AIDS e nem o livro de reclamações do Procon-RJ.

Em outros dois hotéis, um deles também localizado na Av. Atlântica, e outro na Rua Sá Ferreira, não foram encontradas irregularidades. Três quiosques na orla que realizam pacotes para o Réveillon receberam autos de constatação de irregularidades por não possuírem os cartazes obrigatórios Disque 151, que informa o telefone e endereço do Procon-RJ, e Disque 180, para prevenção à violência contra a mulher. Em um deles também não havia cartaz indicando a proibição da venda de bebidas alcoólicas aos menores de idade.

O presidente do Procon-RJ, Marcelo Barboza, reforçou a importância dos estabelecimentos seguirem o que o Código de Defesa do Consumidor preconiza e fornecerem informações claras e transparentes.

“As operações têm sido importantes não só para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e prevenir problemas nas relações de consumo, como também para fortalecer o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, que é gerido pela Secretaria. O Procon-RJ caminha lado a lado com a Sedcontambém nesse momento de festa, que é o Réveillon, para que o consumidor seja bem atendido em ambientes de consumo justos. ”, explicou Marcelo.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Presidente da Federação Portuguesa se pronuncia sobre futuro de Cristiano Ronaldo
Esportes

Presidente da Federação Portuguesa se pronuncia sobre futuro de Cristiano Ronaldo

Bolsonaro pede autorização para receber Flávio em prisão domiciliar
Brasil & Mundo

Bolsonaro pede autorização para receber Flávio em prisão domiciliar

Anitta reage a decisão do TSE sobre eleição para o governo do Rio
Celebridades

Anitta reage a decisão do TSE sobre eleição para o governo do Rio

São Gonçalo oferece curso gratuito de atendimento ao cliente; veja como participar
São Gonçalo

São Gonçalo oferece curso gratuito de atendimento ao cliente; veja como participar