Skip to content

Segurança Pública

Megaoperação prende ‘Mentor das Barricadas’ e detona finanças do Comando Vermelho

Redação | Publicado em:

Reprodução



Com 15 presos até as 7h, a “Operação Contenção” voltou às ruas nesta terça-feira (18) para apertar ainda mais o cerco contra o Comando Vermelho. Entre os detidos, está o cérebro financeiro da facção, o bandido conhecido como “Mentor de Barricadas”.

Policiais civis e militares deflagraram uma nova etapa da ofensiva que busca sufocar a expansão territorial do grupo, atacando diretamente o esquema de lavagem de dinheiro e a logística responsável por erguer as barreiras que impedem a circulação de moradores e travam serviços básicos em diversas comunidades.



A ação desta terça cumpre mandados de prisão, busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 217 milhões em bens e valores ligados ao grupo criminoso. Também foram interditados oito ferros-velhos, apontados como peças-chave no esquema de lavagem de dinheiro da facção. As diligências ocorrem no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Segundo as investigações, parte expressiva dos recursos usados para erguer e manter barreiras nas comunidades vem da receptação e comercialização de cobre e outros metais furtados. Esse dinheiro abastecia desde a compra de materiais para reconstrução das barricadas até o custeio da vigilância armada, manutenção de pontos de venda de drogas e fortalecimento do controle territorial em áreas da Zona Norte, Baixada Fluminense e Região Metropolitana.

“Essa fase da ‘Operação Contenção’ representa um golpe direto na espinha estrutural e econômica do Comando Vermelho, visando asfixiar financeiramente a facção e restringir sua capacidade de domínio territorial”, afirmou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.



As análises financeiras conduzidas pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) identificaram movimentação ilícita superior a R$ 217 milhões, valor considerado completamente incompatível com as atividades declaradas pelos investigados.

Com base nesse levantamento, a Justiça autorizou o bloqueio integral de ativos e contas bancárias, bem como o sequestro de imóveis de luxo no Recreio dos Bandeirantes usados para blindagem patrimonial, além da apreensão de veículos de alto padrão do núcleo financeiro da quadrilha. Os sócios e responsáveis legais dos ferros-velhos também foram afastados compulsoriamente para impedir a continuidade das atividades criminosas.

O principal alvo, conhecido como “Mentor de Barricadas”, se apresentava como empresário do ramo da reciclagem, mas, segundo a polícia, comandava o braço financeiro da organização criminosa. As investigações apontam que ele financiava o Comando Vermelho, lavava dinheiro proveniente de metais furtados, fornecia materiais usados na construção e reforço de barricadas e atuava como elo entre os ferros-velhos e o tráfico, garantindo a integração do esquema logístico e econômico que mantém a facção em expansão.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Brasil & Mundo

Santa Catarina entra em alerta por risco de enchentes e temporais com avanço do El Niño

Brasil & Mundo

Banqueiro do Master deixa sala especial e vai para cela comum na PF em Brasília

Rio

Atenção, motoristas! Trânsito intenso nos principais acessos ao Rio

Alunos do 3º ano da rede pública serão inscritos automaticamente no Enem
Brasil & Mundo

Alunos do 3º ano da rede pública serão inscritos automaticamente no Enem