A rota do crime foi interrompida pela Polícia Civil nesta terça-feira (6). Agentes da 22ª DP (Penha) e da 38ª DP (Brás de Pina) prenderam um homem em flagrante transportando R$ 50 mil em espécie provenientes do tráfico de drogas. O dinheiro seria levado de comunidades da Baixada Fluminense até o Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio.
As investigações apontaram que integrantes da facção criminosa Comando Vermelho realizavam a arrecadação semanal do dinheiro obtido com a venda de entorpecentes, que era então levado até o Complexo da Penha, uma das principais bases operacionais da organização.
Durante o monitoramento, os policiais identificaram que os criminosos passaram a utilizar rotas alternativas para evitar a Avenida Brasil e dificultar a atuação das forças de segurança. Com base nessas informações, as equipes intensificaram a vigilância na região.
O homem foi abordado enquanto trafegava pela Avenida Brás de Pina, no bairro Vista Alegre. No veículo, os agentes encontraram um bloqueador de sinal (jammer), utilizado para impedir rastreamento, cerca de R$ 50 mil em dinheiro, majoritariamente em notas de pequeno valor, e anotações que indicavam a contabilidade da venda de drogas.
Questionado, o suspeito confessou que transportava o dinheiro a serviço da facção, recebendo pagamento pelo serviço, e relatou contar com o apoio de motociclistas para alertar sobre ações policiais e indicar rotas mais seguras. O preso, o veículo e todo o material apreendido foram encaminhados à delegacia.