Política

Reforço na equipe econômica de Niterói

Pablo Villarim retorna a Secretaria de Fazenda em Niterói. Foto: Arquivo / Ascom Niterói

A gestão financeira de Niterói recebeu nesta semana um reforço em seu quadro técnico para planejar a retomada econômica após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O economista Pablo Villarim assumiu o posto de subsecretário municipal de Fazenda, comandada por Giovanna Victer.

Villarim foi titular da pasta entre maio de 2017 e março de 2019, quando assumiu o cargo de secretário adjunto de Fazenda no governo estadual do Paraná. Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Villarim atuou na gestão do município durante o período de crise econômica do Rio.

No retorno do Sul, Villarim vai apoiar a elaboração do plano estratégico de retomada, coordenado por Victer. A força-tarefa ainda contará com Ellen Benedetti, secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização de Gestão (Seplag).

"Pablo retorna no momento em que estamos assumindo uma série de responsabilidades no município, o que inclui o plano de retomada. Em conjunto com Ellen no planejamento, a gestão fiscal terá um núcleo duro muito técnico", destacou Victer.

Na gestão de Victer, Niterói implementou o Fundo de Equalização da Receita para abrigar a arrecadação dos royalties e participações na exploração do petróleo. Foi essa 'poupança' que financiou medidas para enfrentamento da pandemia.

"O fundo foi essencial. Guardamos esses recursos imaginando que ficariam capitalizando por até sete anos. Não imaginávamos o fundo que estaria sustentando ações como a criação de um hospital e políticas de apoio às empresas", ressaltou.

Para acelerar a retomada econômica, Niterói deve focar em setores indutores de investimentos, como tecnologia e inovação. Além disso, os projetos para o setor naval seguem em andamento.

< Uso de máscaras é vetado em igrejas Rafinha comenta interesse de europeus em Jorge Jesus <