Diagnóstico
O que é perimenopausa e como identificar os sintomas
Fase tem início em mulheres a partir dos 40 anos

Muito antes da chegada definitiva da menopausa, muitas mulheres já começam a sentir mudanças importantes no corpo e nas emoções: a perimenopausa. Esta fase de transição, que geralmente tem início a partir dos 40 anos, marca o período em que os hormônios começam a oscilar e o ciclo menstrual se torna irregular.
Ondas de calor, insônia, alterações de humor e outros sintomas podem surgir sem aviso, confundindo quem ainda não sabe o que está por vir. Mas afinal, o que exatamente é a perimenopausa e como saber se já está passando por ela?
Segundo o ginecologista Philippe Godefroy, se a mulher começar a sentir alguns dos sintomas citados a partir dos 40 anos, ela deve procurar um médico para realizar um diagnóstico correto.
“Exames para verificar a dosagem de FSH (hormônio folículo-estimulante), estradiol e, em alguns casos, LH (Hormônio Luteinizante) podem ajudar a avaliar a função ovariana. Porém, o diagnóstico é clínico, baseado nos sintomas e no histórico menstrual. Portanto, é importante procurar um médico se a mulher apresentar esses sintomas”, salientou o ginecologista Philippe Godefroy, que acrescenta que a menopausa é definida, retrospectivamente, quando a mulher passa 12 meses consecutivos sem menstruar, geralmente por volta dos 50 anos.
Sintomas
O médico ressalta que os principais sintomas da perimenopausa são: irregularidade menstrual, ondas de calor (fogacho) e sudorese noturna, insônia e fadiga, ressecamento vaginal e dor durante a relação, queda da libido, ganho de peso e alterações metabólicas.
As variações dos hormônios também têm impacto no cérebro, isso porque o estrogênio e a progesterona atuam diretamente no sistema nervoso central, influenciando neurotransmissores como serotonina, dopamina e acetilcolina. A queda hormonal pode causar lapsos de memória, dificuldade de concentração, alteração do humor e ansiedade.
Segundo Godefroy, o ressecamento vaginal é uma das queixas que mais incomodam as mulheres nessa fase, pois pode causar dor nas relações e impactar a libido.
“O tratamento com terapia hormonal sistêmica ou local, laser, lubrificantes e reposição de testosterona, em casos selecionados, é capaz de devolver o bem-estar, prazer e qualidade de vida. É importante lembrar que a vida é feita de ciclos e cada momento pode nos reservar experiências incríveis”, afirma o ginecologista.
A adoção de uma alimentação equilibrada, exercícios físicos, boa higiene do sono, meditação e redução do estresse podem combater a maioria das queixas do período da perimenopausa.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!