Raro
'Arco-íris de fogo' é registrado no céu de Teresina; vídeo
Fenômeno foi visto no último sábado e ganhou as redes sociais
Um arco-íris de fogo foi observado no céu de Teresina na tarde de sábado (26), atraindo a atenção de moradores e curiosos. O fenômeno, considerado raro, ocorre quando a luz solar é refratada em cristais de gelo nas nuvens cirros, criando uma gama de cores visíveis no céu.
O arco-íris de fogo, formalmente conhecido como nuvem iridescente, resulta da refração da luz do sol, que precisa estar a uma altitude de pelo menos 58 graus para que as cores apareçam.
Segundo especialistas, esse fenômeno envolve cristais de gelo suspensos na troposfera superior, onde as nuvens cirros se formam em altitudes de cerca de 10 mil metros, em temperaturas abaixo de 0°C.
O que é
O climatologista Werton Costa explica que o fenômeno ocorre quando a luz do sol atravessa as finas nuvens cirros e é refletida internamente, formando uma espécie de prisma natural.
“A luz é sucessivamente refletida no interior da nuvem e fracionada, o que faz com que toda a nuvem seja atingida. No caso específico do Piauí, essa nuvem iridescente chamou a atenção porque tinha uma estrutura linear, como se fosse uma trilha de condensação”, relatou Costa.
O fenômeno é classificado como um foto-meteoro, termo que descreve manifestações ópticas no céu, semelhantes ao arco-íris convencional e ao halo solar.
No arco-íris comum, a refração ocorre a partir de gotas d'água suspensas na atmosfera, enquanto o halo solar é formado por cristais de gelo, que criam uma forma circular ao redor do sol. Em ambos os casos, a luz branca do sol se descompõe em várias cores, criando o efeito colorido que se observa no céu.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!