Tristeza
Baleia é flagrada chorando após encalhar pela segunda vez; vídeo
O registro foi feito por moradores de São Francisco do Conde
Uma baleia encalhou na manhã deste domingo (16) na praia do Caípe, em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador. O incidente foi registrado por moradores da região e nas imagens o animal parece estar chorando por ter encalhado. Esta é a mesma baleia que encalhou na Baía de Todos-os-Santos na semana passada.
O animal permaneceu encalhado na praia até o início da tarde, quando a maré subiu e não conseguiu levá-lo de volta para o mar.
No vídeo, um homem que estava no local diz que "até dá para ver as lágrimas da bicha caindo", enquanto filma o mamífero na areia. O líquido que sai dos olhos do animal é um óleo produzido pelas glândulas oculares da baleia para lubrificação.
De acordo com o biólogo Victor Bandeira, coordenador do ‘Projeto Baleias Soteropolitanas’, afirmou para o portal “iBahia”: "Tem uma glândula na pálpebra que produz um óleo, que é para lubrificar o olho contra ressecamento. E como ela está na terra, com vento, isso acaba ressecando os olhos, então ela produz esse óleo para proteger o globo ocular", explicou.
O veterinário Gustavo Rodamilans, coordenador do Projeto Baleia Jubarte, informou que o animal está sendo monitorado e já foram realizadas pelo menos três tentativas de resgate. No entanto, a baleia conseguiu se desvencilhar das fitas e não pôde ser rebocada.
Além disso, o animal estaria com ferimentos graves e existe a possibilidade dela ser sacrificada: "Nós observamos também que a nadadeira dela está com uma luxação ou uma fratura, mas só daria para ter certeza com um raio-x, mas não tem como tratar uma luxação ou uma fratura em uma baleia, e isso inviabiliza a vida do animal", disse.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!