Tristeza

Baleia é flagrada chorando após encalhar pela segunda vez; vídeo

O registro foi feito por moradores de São Francisco do Conde

Animal fico preso na praia após a maré descer e ela não ser levada pela água
Animal fico preso na praia após a maré descer e ela não ser levada pela água |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma baleia encalhou na manhã deste domingo (16) na praia do Caípe, em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador. O incidente foi registrado por moradores da região e nas imagens o animal parece estar chorando por ter encalhado. Esta é a mesma baleia que encalhou na Baía de Todos-os-Santos na semana passada.

O animal permaneceu encalhado na praia até o início da tarde, quando a maré subiu e não conseguiu levá-lo de volta para o mar.

No vídeo, um homem que estava no local diz que "até dá para ver as lágrimas da bicha caindo", enquanto filma o mamífero na areia. O líquido que sai dos olhos do animal é um óleo produzido pelas glândulas oculares da baleia para lubrificação.

De acordo com o biólogo Victor Bandeira, coordenador do ‘Projeto Baleias Soteropolitanas’, afirmou para o portal “iBahia”: "Tem uma glândula na pálpebra que produz um óleo, que é para lubrificar o olho contra ressecamento. E como ela está na terra, com vento, isso acaba ressecando os olhos, então ela produz esse óleo para proteger o globo ocular", explicou.

O veterinário Gustavo Rodamilans, coordenador do Projeto Baleia Jubarte, informou que o animal está sendo monitorado e já foram realizadas pelo menos três tentativas de resgate. No entanto, a baleia conseguiu se desvencilhar das fitas e não pôde ser rebocada.

Além disso, o animal estaria com ferimentos graves e existe a possibilidade dela ser sacrificada: "Nós observamos também que a nadadeira dela está com uma luxação ou uma fratura, mas só daria para ter certeza com um raio-x, mas não tem como tratar uma luxação ou uma fratura em uma baleia, e isso inviabiliza a vida do animal", disse.

< Pai e filha depredam hospital, atacam médica e idosa morre no Rio Popó oferece auxílio para Whindersson Nunes após derrota em luta <