Romance

Casal se reencontra após 55 anos e vive amor em dois países

Mary e Raymond se conheceram em 1958

Casal de idosos felizes posando para a foto
Casal de idosos felizes posando para a foto |  Foto: Reprodução
 

Mary Porto e Raymond Widmer tem uma história de amor nada convencional. O aspecto mais peculiar dessa relação é o fato de que os dois estiveram separados por 55 anos. Hoje, o casal vive entre o Brasil e a Suíça, países de origem dos dois. 

A história dos dois é contada no livro ''A Carta Amarela''. Tudo começou em 1958, quando Mary foi acompanhar seu pai, que iria trabalhar na Bélgica. Pouco tempo depois, ela se inscreveu em uma escola de artes em Lausanne, na Suíça. Lá ela conheceu Raymond.

“Na secretaria, enquanto me apresentava no instituto, um rapaz bonitão não parava de me olhar. Eu não dei atenção, porque estava nervosa, focada, mas depois desse dia, comecei a perceber que por onde eu ia tinha aquela figura risonha me olhando. Tomei coragem e o chamei para um café'', revelou.

Raymond Widmer é um suíço de Neuchâtel e tinha 19 anos à época. Ele cursava arquitetura e se apaixonou pela brasileira ao longo dos encontros que tiveram.

Separação

Depois de seis meses convivendo presencialmente e seis meses trocando cartas, os dois acabaram seguindo a vida e vivendo novos amores. Raymond se casou, mas sua esposa morreu após contrair um câncer. Mary, por outro lado, se casou com Samuel, um antigo amigo que sempre foi apaixonado por ela.

Eles permaneceram juntos por 16 anos e são pais de Carlos, Luis e Isabela. Meses depois se casou novamente com o cunhado de uma amiga. Depois de 12 anos de relação, ela se casou com o psicanalista que a ajudou no seu primeiro divórcio e ficou com este homem até que ele falecesse. Logo depois ela entendeu que não devia mais se envolver romanticamente.

Aos 70 anos, então, falei que tinha saído do mercado e não queria mais saber de homem. Tinha casado três vezes, estava cheia, queria envelhecer em paz e ser vovó. Mas aos 74 tudo mudou Mary Porto, apaixonada
  

Reencontro

Essa história teve uma verdadeira reviravolta. Isso porque uma carta entregue 55 anos depois, em 2013, fez com que os dois se reencontrassem.

Raymond foi até o Consulado-Geral do Brasil em Genebra para localizar Mary e conseguiu mandá-la uma carta.

Quando peguei a carta foi muita emoção, quase que se materializou o fantasma dele na minha frente. Não podia acreditar Mary Porto, idosa apaixonada
 

A correspondência se iniciou à moda antiga, mas logo migrou para o digital. Depois de alguns meses, Mary embarcou em um avião para Zurique, na Suíça, para se encontrar com Raymond. Menos de uma semana depois de chegar, a brasileira foi pedida em casamento.

Desde então os dois vivem uma história de amor entre o país europeu e o Brasil. Os dois seguem juntos, mas têm uma lema: não fazer planos.

Nosso combinado é viver o hoje, felizes e juntos. O amor não envelhece, ao contrário, é a fonte da eterna juventude Mary Porto, Idosa apaixonada
  

< Fortes ventos mudam paisagem de Niterói e região Cerveja com ou sem colarinho? <