Fofo ou errado?
Mulher diz alimentar 190 macacos por dia; veja vídeo
Os animais chegam a segurar a mão dela
Um vídeo viralizou nas redes sociais após uma mulher aparecer alimentando cerca de dez macacos no bairro Pedrinhas, em Macapá, capital do Amapá. Ela chegou a afirmar que alimenta 190 espécimes diariamente.
As imagens mostram os animais saindo de uma árvore e se achegando a um portão de uma casa para ficarem mais perto da mulher, que segurava um cacho de bananas e distribuía em pedaços. Por um momento, um deles chega a ir para o colo dela para conseguir o alimento mais rápido do que os demais.
Com pressa, eles chegam a segurar a mão dela diversas vezes. Assim que os macaquinhos conseguiam a comida, eles voltavam para a árvore.
O vídeo de apenas um minuto foi postado na última sexta-feira (2) e já tem mais de 2 milhões de visualizações nas redes sociais. Nos mais de sete mil comentários, os internautas dividem opiniões sobre a interação da senhora com os silvestres. Alguns admiram a atitude dela, enquanto outros apontam riscos.
Situação oferece riscos?
Aparentemente "fofo", o vídeo esconde os riscos aos humanos, e também aos animais. Segundo Flávio Moutinho, professor da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, a aproximação com esses bichos pode ser um meio de transmissão de várias doenças, sendo a raiva um bom exemplo do que pode ser transmitido por eles.
"Esses animais eles são selvagens, por mais que eles não pareçam serem arredios, por qualquer motivo, um susto, por exemplo, eles podem morder a pessoa e transmitir doença", inicia Moutinho em sua fala.
Do outro lado, a herpes, que para nós, humanos, é inofensiva, nos primatas pode ser fatal.
"A gente também pode transmite doenças, a mais clássica delas é a herpes. Apesar de não nos trazer grandes transtornos, em primatas não humanos de modo geral ela mata boa parte dos animais que se infectam", explica.
O médico veterinário também aponta que a partir do momento que é oferecido a eles um alimento, isso causa um desequilíbrio em suas cadeias alimentares.
"A partir do momento que você começa alimentar voluntariamente esses animais, eles se acostumam e quando você, por qualquer motivo deixa de fornecer esse alimento você esta causando um impacto. Então não é interessante alimentar voluntariamente esses animais, exceto se eles estiverem passando fome. Isso acaba causando um desiquilíbrio nessa cadeia alimentar", finaliza.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!