Logo Enfoco


    Assustador

    Tubarão é flagrado na Baía de Guanabara, em São Gonçalo; vídeo

    O registro foi feito por um pescador, que ficou surpreso

    Publicado 09/12/2024 às 14:57 | Atualizado em 09/12/2024 às 16:43 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O vídeo gerou uma série de reações nas redes sociais
    O vídeo gerou uma série de reações nas redes sociais |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

    Um pescador registrou um momento assustador na Baía de Guanabara neste domingo (8): um tubarão foi avistado nas proximidades da altura de Neves, em São Gonçalo. O registro rapidamente chamou a atenção nas redes sociais.

    Na imagem, é possível ver a barbatana dorsal do animal emergindo na superfície da água enquanto ele se desloca. Surpreso com a situação, o pescador comentou: "Tubarão grande, hein?"

    O vídeo gerou diversas reações nas redes sociais, com internautas demonstrando tanto curiosidade quanto preocupação com a presença do animal na área.

    Explicação técnica 

    De acordo com uma pesquisa da bióloga Clara Velloso Teixeira Leite, da UFRJ, publicada em 2018 na revista Diversidade e Gestão, a Baía de Guanabara é um habitat importante para elasmobrânquios (tubarões e raias), que utilizam o estuário tanto para alimentação quanto como berçários.

    O estudo destaca que a Baía é lar de 202 espécies de peixes, sendo considerada a sexta do mundo em termos de diversidade de tubarões e raias. A pesquisadora também explica que a degradação da região tem impactado negativamente a manutenção desses animais na costa.

    Outro caso

    Em 22 de junho de 2022, um tubarão-tigre foi encontrado por pescadores em uma praia da Baía, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. O animal, que media cerca de 2 metros, estava próximo à Praia de Tubiacanga.

    Na ocasião, o biólogo e professor da UFRJ, Rodrigo Leão de Moura, explicou ao ENFOCO que o tubarão-tigre é uma das maiores espécies que circulam pela costa brasileira, podendo atingir pouco mais de 5 metros de comprimento.

    Ele também acrescentou que esses tubarões estão presentes em águas tropicais e subtropicais em todo o mundo, geralmente solitários e associados à plataforma continental.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Emoção! Ana Maria Braga recebe 'recado' do falecido Louro José

    Próximo artigo
    >

    Foragida é presa após uma série de roubos em Niterói

    Relacionados em Tá bombando!