Animal

Vídeo: onça-pintada e jacaré travam embate no Pantanal

Felino é o maior do continente americano

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jorge Ap. Salomão Junior (@jorgesalomaojr)

Um vídeo que circula na internet mostra o momento em que uma onça-pintada ataca um jacaré no Pantanal mato-grossense, em Porto Jofre, no Parque Estadual Encontro das Águas. Apesar do ataque o jacaré conseguiu fugir fazendo movimentos rotativos e mergulhar para longe. As imagens foram gravadas por um veterinário em julho ano passado e voltou a repercutir nas redes sociais durante esta semana.

De acordo com o veterinário que gravou a ação, Jorge Salomão, a onça é nomeada como Ague, e teria sido vítima da queimada, sendo resgatada e devolvida a natureza. Ele estava de passagem para conhecer o ecossistema local e monitorando as onças, quando presenciou o ataque da onça ao jacaré.

"Ela foi vítima da queimada, se machucou muito, se recuperou, virou mãe e tá dando um show nesse Pantanalzão! Super mãe, super Ague", disse.

De acordo com o biólogo Mário Moscatelli é comum ver esses tipos de cena. "Deu mole, é comida, não é a primeira vez que vejo esse tipo de vídeo", relatou brevemente.

A onça-pintada é o maior felino do continente americano, e o jacaré faz parte da sua cadeia alimentar. Um dos meios dos répteis se livrarem das onças são os movimentos rotativos. 

Refúgio das onças

O Parque Estadual Encontro das Águas é considerado o maior refúgio de onças-pintadas do mundo. Passeios de barco são oferecidos a turistas para observarem os felinos.

O parque fica no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios à 104 e 121 km de Cuiabá. Com 108 mil hectares, por lá é possível observar o Pantanal de perto. 

Em 2020, o Parque foi um dos mais atingidos pelas queimadas, com 85% da área afetada. Desde então, a recuperação dos animais e do bioma acontece de forma gradativa.

< Paraíba é o último estado brasileiro a flexibilizar o uso de máscaras 'Torçam por mim': Felipe Neto passa mal em viagem internacional <