Animal
Vídeo: onça-pintada e jacaré travam embate no Pantanal
Felino é o maior do continente americano
Um vídeo que circula na internet mostra o momento em que uma onça-pintada ataca um jacaré no Pantanal mato-grossense, em Porto Jofre, no Parque Estadual Encontro das Águas. Apesar do ataque o jacaré conseguiu fugir fazendo movimentos rotativos e mergulhar para longe. As imagens foram gravadas por um veterinário em julho ano passado e voltou a repercutir nas redes sociais durante esta semana.
De acordo com o veterinário que gravou a ação, Jorge Salomão, a onça é nomeada como Ague, e teria sido vítima da queimada, sendo resgatada e devolvida a natureza. Ele estava de passagem para conhecer o ecossistema local e monitorando as onças, quando presenciou o ataque da onça ao jacaré.
"Ela foi vítima da queimada, se machucou muito, se recuperou, virou mãe e tá dando um show nesse Pantanalzão! Super mãe, super Ague", disse.
De acordo com o biólogo Mário Moscatelli é comum ver esses tipos de cena. "Deu mole, é comida, não é a primeira vez que vejo esse tipo de vídeo", relatou brevemente.
A onça-pintada é o maior felino do continente americano, e o jacaré faz parte da sua cadeia alimentar. Um dos meios dos répteis se livrarem das onças são os movimentos rotativos.
Refúgio das onças
O Parque Estadual Encontro das Águas é considerado o maior refúgio de onças-pintadas do mundo. Passeios de barco são oferecidos a turistas para observarem os felinos.
O parque fica no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios à 104 e 121 km de Cuiabá. Com 108 mil hectares, por lá é possível observar o Pantanal de perto.
Em 2020, o Parque foi um dos mais atingidos pelas queimadas, com 85% da área afetada. Desde então, a recuperação dos animais e do bioma acontece de forma gradativa.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!