Cidades

Alta de 100% na busca por vacina contra Covid-19 em SG

Imagem ilustrativa da imagem Alta de 100% na busca por vacina contra Covid-19 em SG
Pontos de atendimento oferecem imunizante a moradores com mais de 12 anos. Foto: Arquivo

O aumento na procura por testes para detectar o coronavírus em São Gonçalo e o percentual de positivos serviram para impulsionar os gonçalenses que estavam atrasados com a vacinação contra a doença a procurarem os pontos para se imunizarem – principalmente a segunda dose e reforço. As aplicações cresceram 100% nos últimos dias, saindo da média de cinco mil pessoas por dia para 10 mil. Somente na última terça-feira, quase 12 mil moradores se vacinaram; deste número, 10 mil tomaram a dose de reforço.

A aplicação da vacina contra o coronavírus pode ser feita em qualquer gonçalense com mais de 12 anos. A segunda dose pode ser aplicada com intervalo de 21 dias. E a dose de reforço é aplicada naqueles que têm mais de 18 anos e quatro meses de intervalo da segunda dose. 

A orientação é que todos completem o seu esquema vacinal e continue respeitando as medidas sanitárias devido ao aumento da transmissão da doença na cidade. A vacinação acontece em 13 pontos de vacinação. Onze pontos vacinam das 8h às 17h e as clínicas gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, vacinam das 8h às 21h. O drive thru do Clube Mauá foi desativado.

O imunizante da Janssen é para os gonçalenses com mais de 18 anos e que têm intervalo de mais de dois meses da dose única. A dose adicional dos imunossuprimidos é aplicada naqueles que têm mais de 28 dias de intervalo da segunda dose. E a dose de reforço para os que já tomaram a dose adicional há mais de quatro meses.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos. 

Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente.  

Balanço

Desde o início da campanha, a cidade vacinou 743.495 pessoas com a primeira dose ou dose única. Destas, 22.255 receberam a vacina da Janssen. Ao todo, 636.027 pessoas foram imunizadas com a segunda dose. Com a dose de reforço estão vacinadas 179.297 pessoas. 

Locais de vacinação

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto      

– Salão do Clube Mauá, Centro 

– Clínica Gonçalense do Mutondo  

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara  

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal  

– Polo Sanitário Rio do Ouro  

– PAM Coelho 

– Cras Vista Alegre 

– PAM Neves 

– Umpa Pacheco  

– Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa 

– Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina 

– Clínica Municipal do Barro Vermelho 

< PM apreende grande quantidade de material entorpecente, em Maricá Mulher é assassinada pelo ex-marido no Rio do Ouro, em SG <