Cidades
Casa abandonada gera insegurança e preocupa moradores em Niterói
Uma casa abandonada na rua Euclides da Cunha, na Engenhoca, Zona Norte de Niterói, está causando medo e angústia em moradores vizinhos ao local. Isso porque usuários de drogas estariam utilizando o imóvel como ponto para roubar outras casas da rua e utilizar entorpecentes.
O abandono da residência já fica claro para quem passa pela via. A casa está sem o portão, servindo como depósito de lixo e com a grama alta. Moradores relataram que, na última semana, um cadáver de cachorro foi lançado dentro do local.
"Ela já está abandonada há um bom tempo. Virou um depósito de lixo, onde usuários de drogas dormem e até já jogaram um cachorro morto. Eles ficam lá dentro usando as drogas e para alimentar seus vícios, realizam pequenos furtos, inclusive aqui em casa. Duas semanas atrás levaram minha bicicleta.", contou um morador que não quis revelar a identidade.
Outro vizinho próximo do imóvel informou que sua casa também já foi alvo das empreitadas criminosas, quando tentaram arrombar a porta.
"Aqui vira uma boca de fumo e quando ela fica vazia é um desespero. Toda vez que fica ela é tomada. Já invadiram minha casa e pegaram minha televisão na semana passada. Eles sabem o movimento dos moradores e da rua e a casa precisa ser ocupada o mais rápido possível."
Procurada, a Prefeitura de Niterói esclareceu que irá acionar os órgãos competentes para que notifiquem o proprietário do imóvel para que cuide do imóvel para não permitir invasões.
Policiamento
De acordo com um dos moradores da região, existe um policiamento em vias principais do bairro, como na Avenida Professor João Brasil.
"Na principal, eu posso perceber que o policiamento existe. Inclusive, os policiais de moto dão muita dura aqui. Por trabalhar na rua, eu vejo a presença deles constante. Como eu moro no começo da Euclides da Cunha, para mim é tranquilo. O problema daqui é que é saída de duas comunidades, o que deixa perigoso."
Em nota, o comando do batalhão de Niterói (12º BPM) informou realiza o policiamento ostensivo e preventivo, através de planejamento operacional orientado pela análise criminal da unidade, a qual busca a redução dos números de ocorrências dos Indicadores Estratégicos de Criminalidade e consequentemente o atingimento das Metas estabelecidas no Sistema Integrado de Metas.
A corporação disse que no mês de janeiro deste ano, houve redução dos índices dos Indicadores Estratégicos de Criminalidade, alcançando todas as metas estabelecidas. Na área da delegacia do Fonseca (78ª DP), que compreende a região dos bairros do Fonseca, Engenhoca e Barreto, foram alcançados, no mês passado, redução de 43% em letalidade violenta, roubo de veículos (-73%) e roubo de rua (-65%) e de carga (-86%).
O comando reforçou também que a região da Engenhoca possui um Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) e um setor de Rádio Patrulha da área, que trabalham diuturnamente no intuito de inibir toda criminalidade e atuar na condução de elementos que se encontram em flagrante de delito.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!