Cidades

Falta de médico há seis meses em hospital de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Falta de médico há seis meses em hospital de Niterói
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Segundo unidade de saúde, médica se aposentou e pacientes relatam falta de atendimento. Foto: Karina Cruz

Familiares de crianças em tratamento no setor de ortopedia do hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, na Zona Norte de Niterói, denunciam falta de profissional há mais de seis meses. Segundo eles, a única profissional que atendia no local se aposentou em agosto do ano passado e não houve substituição da médica.

A alegação é de que a unidade de saúde não comunicou sobre o problema na unidade e não deslocou outro profissional para atender as demandas. O problema foi sentido por parentes de um bebê, de um ano, que estava em tratamento e aguardava a marcação de uma cirurgia, desde fevereiro de 2021, para um problema de malformação no pé da criança.

Segundo Lígia Magna, avó do paciente, nenhuma outra unidade pública na cidade oferece a especialidade para o procedimento do bebê.

Quando ele nasceu a médica deu o encaminhamento para a ortopedia, ele chegou a usar gesso e fazer o tratamento, uma cirurgia chegou a ser marcada, mas ele estava com problema no sangue e não pode fazer. Em agosto, a médica pediu dispensa e estamos sem tratamento desde então. O pé dele voltou a ficar torto e ele não consegue andar, só engatinha, agora ele deveria fazer a cirurgia”

Família aguarda marcação da cirurgia para correção do problema no pé da criança. Foto: colaboração

A Prefeitura de Niterói informou que com a ausência da médica todos os pacientes teriam sido acolhidos e direcionados para atendimento com ortopedista na rede básica de saúde. No entanto, a avó do paciente relata que não recebeu nenhum encaminhamento e que a única orientação teria sido manter contato com o hospital para buscar informações.

“Toda vez que a gente liga pra lá eles avisam que não tem previsão de médico. Nós não temos condições de fazer uma cirurgia particular, avaliamos e o custo seria entorno de R$20 mil, contando com gesso e tratamento”, informou.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que a médica ortopedista do ambulatório se aposentou e que a unidade está em fase de contratação de novo profissional, o que deve ocorrer em até 30 dias.

< Prefeitura de Maricá prorroga recadastramento de protetores de animais Azzy vibra com lançamento de 'Tormento' no Altas Horas <