Cidades

Fila andou: testes para Covid-19 em drive-thru ficam mais rápidos em Niterói

Fila para testes da Covid na UFF - Alex Ramos - Enfoco
Fila para testes da Covid na UFF - Alex Ramos - Enfoco |  Foto: Fila para testes da Covid na UFF - Alex Ramos - Enfoco
Atendimentos duravam, em média, duas horas. Foto: Alex Ramos

Após longas filas registradas durante toda esta segunda-feira (10), o serviço de drive-thru para quem foi até o campus da UFF, no Gragoatá, em Niterói, apresentava fluidez de veículos nesta terça-feira (11). Motoristas chegaram a tomar parte da Avenida Visconde do Rio Branco até a altura da estação das Barcas na manhã no primeiro dia do serviço oferecido pela prefeitura.

Nesta terça-feira (11), um agente da prefeitura trabalhava no local para organizar a fila de veículos e informou que o tempo de espera para a realização dos testes era, em média, duas horas.

Devido ao aumento no número de casos na cidade e alta procura dos testes, a prefeitura anunciou que iria  ampliar os guichês de atendimento para a realização dos exames a partir desta terça-feira (11). É preciso agendar o dia para o teste através da plataforma Dados do Bem. O aplicativo pode ser baixado no celular, tanto para Android ou IOS . O atendimento é feito para quem apresentar sintomas gripais (1º ao 8º dia) ou que teve contato com casos confirmados.

Laudo

Com a nova alta de casos da Covid-19 nesta primeira semana de janeiro, Niterói decidiu padronizar o laudo emitido pelas unidades de saúde que fazem teste rápido para detectar a Covid-19. As informações constam no Diário Oficial desta terça-feira (11).

Ou seja, caso o resultado seja positivo para o vírus, o laudo tem validade de 10 dias de afastamento do paciente, a partir da data do início dos sintomas. Ou para os casos assintomáticos, 10 dias a partir da data da realização do teste.

A Prefeitura divulgou que até o meio-dia, mais de 500 testes foram realizados no Campus da UFF, no Gragoatá, na manhã desta terça-feira (11).

https://twitter.com/NiteroiPref/status/1480946843358056454

São Gonçalo

Os moradores do município que escolheram a manhã desta terça-feira (11) para realizar a testagem, no Centro de Triagem e a nova tenda, inaugurada nesta terça na Praça Estefânia de Carvalho, conhecida como Zé Garoto, relataram agilidade mesmo havendo filas.

Procura por testes em São Gonçalo também foi grande em novo ponto de apoio. Foto: Alex Ramos

"No primeiro momento em que vi a fila me assustei mas depois acabou andando rápido", relatou a estudante de Administração Fernanda Silva de 25 anos.

A partir desta terça-feira (11), a população dispõe de 12 centros de triagem para realizar os diagnósticos.

Vacinas

A Prefeitura de São Gonçalo,  retomou a vacinação no município,  devido ao feriado. São ao todo 13 locais de atendimento com aplicação a todos os gonçalenses com mais de 12 anos para a primeira e segunda doses, que está sendo aplicada com intervalo de 21 dias. Já  a dose de reforço, para os moradores com mais de 18 anos, é aplicada com quatro meses de intervalo. 

< Após goleadas, Vasco e Flamengo voltam a jogar na Copinha nesta terça-feira Sabrina Sato é liberada pela Record e assume reality no canal GNT <