Cidades

Flagrante de vazamento de esgoto em praia de Cabo Frio

Publicada às 7h26. Atualizada às 9h21.

A existência do vazamento foi comprovada no trecho de onde saem as embarcações para a Ilha do Japonês. Foto: Ascom Cabo Frio

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento verificaram, no início desta semana, uma denúncia de vazamento de esgoto na Praia da Passagem, no Canal Itajuru, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Eles comprovaram a existência do vazamento no trecho de onde saem as embarcações para a Ilha do Japonês.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, no local existe um dispositivo chamado ‘válvula flap’, que é acionado em caso de volume de chuva acima da capacidade do sistema de captação em tempo seco.

Contudo, segundo a fiscalização ambiental, no fim de semana não houve chuva suficiente para a abertura da válvula. Isso pode caracterizar um mau funcionamento do sistema, que é operado pela concessionária Prolagos.

No auto de constatação, os técnicos apontam a necessidade de autuar a concessionária, conforme previsto na Lei Municipal 2.330/2010. Após a notificação, a empresa terá que fazer os reparos necessários, sob pena de multa.

Procurada, a Prolagos informou que o Centro de Cabo Frio conta com sistema de esgoto de coleta em tempo seco, que intercepta as redes de drenagem pluvial e o direciona as contribuições para as estações de tratamento.

"O vídeo mostra o funcionamento regular deste sistema, após forte chuva no Centro de Cabo Frio, no sábado (29). Quando há chuvas fortes e concentradas, o volume excedente da rede de drenagem é escoado para evitar o alagamento de ruas e casas. Casos como esses são pontuais e não geram danos ao meio ambiente", esclareceu.

Logo Enfoco

Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Presidente da Alerj recebe embaixador da Itália no Palácio Tiradentes Escolas de Itaboraí recebem novos mobiliários para iniciar ano letivo <