Cidades

Mais de 10 mil pets castrados no Estado do Rio em menos de um mês

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 10 mil pets castrados no Estado do Rio em menos de um mês
|  Foto: Foto: Divulgação
Iniciativa está ajudando no controle populacional de animais abandonados. Foto: Divulgação

Desde o lançamento do projeto RJPET: 100 Mil Castrações, em 1º de dezembro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, alcançou o número de 10 mil castrações. Em uma ação inédita, o Estado já começou a castrar cães e gatos resgatados por protetores independentes, ONGs e pessoas físicas. Em todo o Rio de Janeiro serão 100 mil animais castrados até o fim de 2022.

Só na cidade do Rio já foram 2.200 castrações e as outras 7,8 mil foram realizadas nos municípios do interior do estado. Cabo Frio, por exemplo, zerou a fila do canil municipal; Quatis zerou a fila no município. Agora as castrações estão chegando também à Baixada Fluminense. Os municípios da Baixada nunca foram assistidos por castrações gratuitas.

"Castração significa ajudar a população a ter uma qualidade de vida melhor junto a seus pets. Temos a obrigação de defender os animais. Essa é uma causa de saúde pública, que também envolve pessoas muito apaixonadas. O programa de 100 mil castrações vai diminuir muito a quantidade de animais abandonados", disse o governador Cláudio Castro.

De acordo com o secretário Marcelo Queiroz, a iniciativa está sendo essencial para reduzir o número de animais abandonados, diminuir nascimentos não planejados e controlar o número de zoonoses. O protetor independente precisa comprovar sua atividade, podendo castrar até oito animais por mês nas clínicas credenciadas.

Pessoas físicas podem castrar apenas um animal nesse mesmo período. O número de castrações realizadas por ONGs varia de acordo com a quantidade de protetores que compõem o projeto.

"Quero agradecer ao governador Cláudio Castro por ter acreditado no projeto. Essas 10 mil castrações em tão pouco tempo comprovam que a nova modelagem proposta de contratar as clínicas para realização dos procedimentos de castração funciona. Chegaremos nas 100 mil até o final de 2022", contou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Pelo projeto, as castrações são custeadas pelo Governo do Estado, por meio da Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJPET), com a execução dos procedimentos em clínicas privadas credenciadas.

A castração é um procedimento cirúrgico seguro e eficiente, que contribui para o controle de natalidade e para diminuir a incidência de animais abandonados nas ruas. Além disso, também colabora para evitar diversas doenças em cães e gatos.

Uma das beneficiadas pelas castrações é Marilene Lopes Santos, moradora de Itaguaí, na Baixada Fluminense, há 20 anos. Ela conta que tem seis cães em casa e que nunca teve condições financeiras de castrá-los.

"Não poderia deixar de registrar minha alegria, pois nós que somos de baixa renda não temos condições de castrar nossos animais. Às vezes, temos mais de um. Eu tenho seis e não poderia pagar por isso. E quando soube do projeto corri atrás, já castrei dois, estou com o terceiro sendo castrado e para o próximo mês já vou esterilizar as fêmeas. Meus animais agora vão ter longa vida, graças a esse projeto", disse Marilene.

Colônia do Estádio do Maracanã

Desde a implantação do projeto, a primeira colônia a ter animais castrados foi a do Maracanã. Atualmente, mais de 200 gatos vivem lá, abandonados, e contam com protetores assíduos. Alguns cuidam dos bichos que vivem na região há quase 30 anos.

"Aqui no Maracanã alimentamos mais de 200 gatos diariamente, pela manhã e à noite. São 22 pontos de alimentação e contamos com uma rede de apoio de 15 protetores fixos, além de alguns voluntários. Eu mesma já abriguei e encaminhei para adoção mais de cem gatos que rodeavam o estádio. A castração está sendo ótima para fazer esse controle populacional, impedindo que tantos bichinhos fiquem abandonados", ressaltou Nirinha Oliveira, protetora de animais que trabalha no Maracanã.

Para participar basta fazer o cadastro através do e-mail: [email protected].

Lista de documentos necessários:

- Documento de identidade com foto
- Comprovante de residência no Estado do Rio de Janeiro
- Documentos que comprovem a prática de protetor
- Declaração de um médico veterinário reconhecendo o trabalho de protetor realizado
- Dados completos do local de acolhimento dos animais
- Telefone e e-mail.

< Calendário de pagamento do abono salarial de 2022 já está disponível Rio retoma programa Renda Melhor Jovem para alunos da rede estadual <