Cidades

Maricá retoma Regime Especial para trabalhadores da cidade

Imagem ilustrativa da imagem Maricá retoma Regime Especial para trabalhadores da cidade
|  Foto: Foto: Ibici Silva
Medida foi sancionada nesta sexta-feira (7). Foto: Ibici Silva / Arquivo Enfoco

O Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, sancionou nesta sexta-feira (7) o decreto nº 799/2022, que estabelece novamente o Regime Especial de Trabalho para o serviço público do município. A ação acontece devido ao avanço da variante ômicron da Covid-19. De acordo com a Prefeitura, ainda não há registro de casos suspeitos na cidade. A norma tem validade de 30 dias.

Segundo o decreto, o trabalho acontecerá de forma presencial em sistema de revezamento de no máximo 50% do efetivo de cada órgão dos serviços públicos municipais. O restante ficará de home office, podendo atuarem presencialmente devido a um agendamento em atividades que necessitem de presença física da pessoa.

Também fica estabelecido os atendimentos individuais apenas com hora marcada, agendados via internet ou por telefone. Os orgãos ainda terão que respeitar a distância mínima de 1,5m entre as pessoas e garantir a circulação de ar externo. A Prefeitura recomenda que o ar-condicionado não seja utilizado.

Idosos, pessoas com imunossupressão, portadores de doenças crônicas ou graves, gestantes, puérpereas, lactantes e responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção por Covid-19, desde que haja, coabitação, devem ser incluídos nas ativides home office. Estes grupos estão dispensados de atividades presenciais movidas por agendamento.

Quando o servidor ser diagnosticado com Covid-19 por meio de um teste RT-PCR, terá que cumprir um isolamento de sete dias para voltar a realizar suas atividades.

Vacinação

A Prefeitura de Maricá concluiu nesta quinta-feira (6) a vacinação de mais de 127 mil pessoas contra a Covid-19, ou seja, 90% da população acima de 12 anos. O município também avançou na aplicação da dose de reforço em maiores de 18 anos que tenham recebido a segunda dose ou dose única há pelo menos quatro meses, com mais de 35 mil pessoas imunizadas.

O município segue com aplicação da dose extra (quarta dose) para imunossuprimidos (pessoas com imunidade baixa), a segunda dose, com intervalo reduzido para 21 dias na vacina da Pfizer e oito semanas para a AstraZeneca, e repescagem com a primeira dose para todos acima de 12 anos.

< Baleado ao trocar tiros com a PM no Complexo do Viradouro em Niterói Procura por testes de Covid-19 dispara em São Gonçalo <