Cidades

Niterói lidera ranking no Leste Fluminense com mais empregos formais

Imagem ilustrativa da imagem Niterói lidera ranking no Leste Fluminense com mais empregos formais
Niterói fechou 2021 com saldo positivo em postos de trabalho. Foto: Arquivo / Pedro Conforte

Os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito acumularam, juntos, saldo positivo de 17.658 postos de trabalho formais em 2021. A conclusão veio a partir da análise agregada de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) através da plataforma Retratos Regionais, da Firjan. O melhor resultado anual do Leste Fluminense ficou com Niterói, seguido por São Gonçalo. Em 2020, por exemplo, segundo a análise, a região apresentou saldo negativo (-8.478).

Em Niterói, a recuperação foi impulsionada pela contratação no setor de serviços, com 4,6 mil contratações, seguida por industria e construção, e comércio. Enquanto em São Gonçalo, o saldo positivo foi liderado pelo comércio, com 2,2 mil contratações.

A análise específica envolvendo a indústria da região mostra que, no acumulado do ano, o setor registra saldo positivo de 4.278 vagas de trabalho formais. Niterói (+3.361) e São Gonçalo (+967) representam os melhores resultados industriais do leste metropolitano no período de janeiro a dezembro do ano passado. Os segmentos que impulsionaram estes números foram, respectivamente, o setor de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (+1.615) e os serviços de utilidade pública (+783).

Estado

Niterói lidera ranking no Leste Metropolitano com mais empregos formais
A Capital liderou o número de contratações no estado. Foto: Karina Cruz

A Firjan aponta, também através da plataforma Retratos Regionais, que a construção civil criou 14.207 postos de trabalho no estado do Rio em 2021. O setor foi o maior responsável pela recuperação das vagas perdidas na indústria fluminense em 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Em seguida, com a geração de 6.297 postos de trabalho, vem o segmento de Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos. Em 2021, a construção civil e os segmentos industriais tiveram saldo positivo de 36 mil vagas.

No setor de serviços, os principais destaques foram os segmentos de Restaurantes e Outros estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas, com 12.147 vagas, e Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo, com 6.009 vagas. O saldo do setor de serviços, o mais impactado em 2020 pela pandemia, foi de 98,5 mil postos de trabalho em 2021. Os setores do comércio e da agropecuária também fecharam o ano com saldo positivo, de 42,3 mil e 1,3 mil, respectivamente.

O resultado dos setores fez com que o estado do Rio encerrasse 2021 com saldo positivo de 178,1 mil postos de trabalho, recuperando as mais de 150 mil vagas perdidas em 2020. Todas as regiões fluminenses registraram saldo positivo em 2021. A Capital foi responsável pela criação de 81,4 mil vagas, seguida pelo Leste Fluminense (+32,4 mil) e pelo Norte Fluminense (+16,7 mil). Entre os municípios, 89 dos 92 tiveram saldo positivo.

Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.

< Maricá dá pontapé inicial para mudanças na mobilidade urbana Brasileirão: Flu e Bota estreiam em casa, enquanto Fla viaja para Goiás <