Cidades

Policiais fazem protesto no Rio contra mudanças na Seap

Imagem ilustrativa da imagem Policiais fazem protesto no Rio contra mudanças na Seap
Representantes da polícia penal travam um embate com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Foto: via grupo Enfoco

Representantes da polícia penal travam um embate com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Rio, o motivo da discórdia seria a proposta de criação da lei orgânica. Na manhã desta quarta-feira (12), os servidores fizeram uma manifestação na sede do órgão no Centro do Rio alegando desprestígio com a categoria.

Segundo Gutembergue de Oliveira, presidente do Sindicato, na gestão anterior uma minuta já havia sido discutida com a categoria e já estava pronta para ser encaminhada para o governo, quando houve a mudança de gestão que ocorreu em agosto de 2021.

"O secretário Fernando Veloso refez a minuta em desprestígio da categoria. Ele [Veloso] está retendo a nossa minuta para encaminhar duas folhas feitas conforme a vaidade dele. Nosso movimento movimento é à favor da dignidade da categoria", disse.

De acordo com Gutembergue, existem diferenças entre a minuta da categoria e o texto imposto pelo Secretário.

"O texto amplamente discutido e debatido, é que a minuta da categoria definiu as atribuições do órgão Policial Penal e do cargo de natureza policial penal. Além de outros pontos importantes que o secretário quer suprimir, como por exemplo o nível superior para ingresso na carreira, e outras atribuições já desempenhadas pela categoria como a recaptura de evadidos e foragidos do Sistema Prisional", destacou.

Na manhã desta quarta-feira (12), os servidores fizeram uma manifestação na sede do órgão no Centro do Rio. Foto: via grupo Enfoco

Impasse

O presidente do sindicato alega também que desde que assumiu a gestão da Seap, Veloso mostrou-se inábil no trato com a categoria e com a representação sindical.

"Se valeu de um prestígio e reputação para uma suposta solução de problemas decorrentes de ex-secretários que foram exonerados por crises no sistema. Com isso substimou e tentou subjugar a categoria aos seus caprichos", afirmou.

Gutembergue atentou que ficou marcada uma nova Assembleia da categoria para a próxima segunda-feira (18), no Complexo Penitenciário de Gericinó, às 17 horas, em Bangu na Zona Oeste do Rio.

Questionada sobre as alegações do sindicato, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) ainda não respondeu até a publicação da reportagem.

< Caminhão perde freio e veículo tomba no Fonseca em Niterói Paes brinca e diz que vai proibir cerveja litrão para não vacinados <