Cidades

Procon do Rio lança mutirão para regularizar débitos com água e esgoto

Imagem ilustrativa da imagem Procon do Rio lança mutirão para regularizar débitos com água e esgoto
|  Foto: foto: Vítor Soares
Débitos poderão ser parcelados em até 100 vezes. Foto: Arquivo/Enfoco

O Procon do Rio vai promover, a partir da próxima segunda-feira (31), um mutirão presencial de renegociação de dívidas com as concessionárias de água e esgoto que atuam em todo o estado.

Quem estiver com contas atrasadas nas empresas vai precisar comparecer à autarquia e também serão tratados de forma on-line aqueles consumidores que já fizeram a inscrição para fazer a negociação virtual. Consumidores que tiverem qualquer conta vencida da Cedae, Prolagos, Zona Oeste Mais ou Águas do Rio, boleto atrasado há mais de 90 dias com a Águas de Juturnaíba ou Águas de Niterói, poderão negociar os débitos. Os débitos poderão ser quitados até o dia 4 de fevereiro e parcelados em até 100 vezes.

O mutirão presencial irá acontecer na sede do Procon-RJ, que fica na Av. Rio Branco, nº 25 – 5º andar, no centro do Rio. Haverá atendimento também nos postos da autarquia localizados no Poupa Tempo de São João de Meriti, Duque de Caxias e Bangu. A distribuição de senhas acontecerá das 9h às 14h.

“É uma oportunidade para começar o ano quitando as contas atrasadas. As empresas que aceitaram participar do mutirão se comprometeram a realizar negociações diferenciadas, que vão ajudar aqueles consumidores que querem sair do vermelho”, observou o secretário de defesa do consumidor, Léo Vieira.

A Prolagos firmou o compromisso de parcelar os débitos em até 100 vezes, podendo oferecer até 50% de desconto. Contas atrasadas da Cedae, da Zona Oeste, da Águas de Juturnaíba e da Águas de Niterói poderão ser parceladas em até 60 vezes. Já a Águas do Rio, vai dividir as contas atrasadas em até 36 vezes na fatura ou em até 12 vezes no cartão de crédito. Os descontos e as formas de parcelamento concedidos pelas empresas serão analisados caso a caso.

Além de renegociar débitos, a Águas do Rio irá realizar outros atendimentos como solicitação de: religação, transferência de titularidade, instalação, troca de hidrômetros, entre outros.

Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, ressaltou que pela primeira vez todas as concessionárias de água e esgoto vão participar do mutirão. Lembrou ainda que aqueles que se inscreveram anteriormente no mutirão online, já estão sendo contatados pelas empresas finalizando as negociações.

É importante o consumidor ficar atento aos documentos que serão necessários para fazer a renegociação: identidade e CPF originais e também a conta de consumo que comprove o vínculo com a empresa. Caso precise negociar em nome de terceiros, basta levar a procuração devidamente assinada, que poderá ser impressa no site do Procon-RJ, com a cópia dos documentos de identificação do titular.

Como a pandemia ainda não acabou, o uso de máscara será obrigatório e a apresentação do comprovante de vacinação também.

< Com casa cheia, Fluminense estreia no Campeonato Carioca com caras novas Troca de tiros deixa criminosos baleados na Zona Norte de Niterói <