Cidades

São Gonçalo e Inea iniciam dragagem do rio Marimbondo, no Porto Novo

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo e Inea iniciam dragagem do rio Marimbondo, no Porto Novo
|  Foto: Foto:`Lucas Alvarenga / Ascom São Gonçalo
Dessaroeamento começou nesta terça-feira (18). Foto:`Lucas Alvarenga / Ascom São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo, junto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), iniciaram nesta terça-feira (18) as ações de limpeza e desassoreamento de aproximadamente um quilômetro do rio Marimbondo, na altura do Porto Novo. O processo de limpeza e desassoreamento do rio, principalmente neste trecho, é necessário para evitar os alagamentos, devido às fortes chuvas de verão.

Para acompanhar o início do trabalho, estiveram presentes o prefeito Capitão Nelson (PL), o secretário do Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Afonso, o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Junior Barboza, além do deputado estadual Jalmir Júnior (PRTB), idealizador de um ofício para a limpeza do rio.

O prefeito Capitão Nelson ressaltou a parceria com o Governo do Estado e com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que é responsável pela limpeza nos rios.

 “É uma necessidade da população gonçalense que esse rio seja limpo o quanto antes. Gostaria de agradecer ao governador Cláudio Castro e ao secretário de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, por atender a essa solicitação, não só do Executivo, mas de toda a população.”

Capitão Nelson, prefeito de São Gonçalo

O secretário do Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, reforçou que o governo, através do Inea e do Limpa Rio, abraçou a causa do rio Marimbondo e irá começar um trabalho em outros rios com o mesmo problema em São Gonçalo.

“Gostaria de parabenizar o prefeito Capitão Nelson, que tem trabalhado muito em São Gonçalo, ao se deparar com problemas de falta de manutenção, falta de serviço público. Ele está tentando colocar a casa em ordem. O governador Cláudio Castro nos determinou que não medisse esforços para dar todo o apoio, atendendo a solicitação do prefeito e da população de São Gonçalo”

O secretário de Gestão e Projetos, Douglas Ruas, explicou que a limpeza dos rios é de competência do Estado e, desde o início do governo, o prefeito Capitão Nelson vem solicitando a implementação do programa Limpa Rio no município, tendo em vista o assoreamento dos rios.

“Quando a cidade é acometida por fortes chuvas, existe a dificuldade de escoar as águas da chuva. A grande importância da limpeza dos rios é que possa liberar o fluxo durante esses momentos”.

De acordo com o deputado Jalmir Júnior, o rio Marimbondo será apenas o primeiro a sofrer a intevenção. Segundo Jalmir, outros cinco rios diferentes estão previstos no ofício enviado para o Inea.

"Dentre os nossos requerimentos junto ao Inea, estava o rio Marimbondo. Eu e o prefeito Capitão Nelson, junto com toda a sua equipe, recebemos o secretário estadual do ambiente, Thiago Pampolha, e foi prometido que a máquina ficará aqui na região dragando esse rio. Em breve, outras máquinas virão para São Gonçalo para fazermos o trabalho de planejamento de outros rios da cidade."

Jalmir Júnior, deputado estadual

Aliado à iniciativa do Inea de iniciar a dragagem dos rios, a Prefeitura de São Gonçalo informou que vem realizando, desde o início da atual gestão, em janeiro de 2021, uma série de ações para minimizar o impacto das chuvas, como a limpeza sistemática e expansão da rede de águas pluviais, reforço na coleta de lixo e campanhas de conscientização da população quanto ao descarte correto de detritos. 

< São Gonçalo recebe novas doses das vacinas contra Covid-19 Preço de ingressos para a estreia do Campeonato Carioca assusta torcedores do Botafogo <