Cidades

Saxofonista viraliza tocando instrumento em posto de Niterói

O saxofonista André Arueira, de 22 anos, morador do Cubango, em Niterói, não contava que o vídeo de 30 segundos, tocando o instrumento em um posto de gasolina, atingisse tanta gente, como na última semana.

Ele conta que a cena foi gravada em setembro do ano passado, e postada apenas na última quarta-feira (26), por funcionários do estabelecimento em uma rede social.

No registro, que faz sucesso na internet, Arueira apresenta uma versão remixada funkeada de "Your Latest Trick", do Dire Straits.

Dois frentintas acompanham o ritmo no passinho, enquanto trabalham. A postagem já conta com milhares de visualizações nas redes sociais.

Só no perfil do estabelecimento no Tik Tok, foram contabilizadas mais de 380 mil views e 49,1 mil curtidas até este domingo (30).

O jovem diz que no episódio da gravação, ele aguardava a namorada para um compromisso, quando aproveitou a animação dos frentistas, que costumam trabalhar ouvindo músicas e dançando, para passar o tempo.

"Eu já tinha até esquecido do vídeo. Porque gravamos, mas não peguei número de ninguém, não tive mais contato. Mas eles têm uma conta no Tik Tok e postaram na quarta. Eles são realmente daquele jeito, não é nada fake. Eu cheguei e perguntei se poderia fazer um som, porque estava aguardando minha namorada. O gerente do posto falou que iria gravar. Eu não esperava essa repercussão, porque foi há um tempo. Eu fui dormir e no dia seguinte recebi um link e vi que estava com bastante visualização", explica.

O jovem cristão congrega na Igreja Evangélica Raiz de Davi, no bairro Viçoso Jardim. Levanta a bandeira de não misturar religião com a profissão de músico. O rapaz é eclético e toca 'desde o gospel até Barões da Pisadinha', brinca.

"Eu sou cristão, sou da igreja, sendo que eu sei que é o meu trabalho, independente de eu estar sendo criticado, na hora que a conta chega quem tem que se responsabilizar sou eu. Eu quero que todo mundo seja feliz e que busque o que goste de fazer. Eu tenho que ser profissional"

André Arueira

Ritmos como funk, pop, pagode, eletrônica, embalam as apresentações de André pelas ruas do Centro de Niterói. Ele começou a tocar em janeiro do ano passado e já colhe os frutos do trabalho, sendo contratado até para casamentos, aniversários e demais eventos.

"Todo mundo pede muito Careless Whisper, do George Michael. É o hino do saxofone. E 'I Have Nothing', de Whitney Houston", revela.

Ele mora com a avó e a tia, no Cubango, em Niterói, e conta com o apoio da família para seguir a carreira musical. Os pais separados moram em bairros distintos de São Gonçalo.

André começou a tocar há 9 anos em bandas de escolas públicas que estudou em São Gonçalo.

"Foi graças à musica no colégio público que comecei a tocar, por isso eu fico triste que as bandas colegiais acabaram. Eu não vejo como tendo gastos para o governo", critica.

Anos depois, se tornou músico do Colégio Salesiano, em Santa Rosa, em Niterói, a convite do primo - apesar de não ter estudado na unidade.

"Sou muito grato por fazer parte dessa história. Eles me acolheram de verdade e eu aprendi de vez a ler partituras", conta.

Ao longo da trajetória, o artista também integrou a Orquestra Municipal de São Gonçalo. Hoje, além de tocar nas ruas do Centro de Niterói, também trabalha com serviços gerais próximo a sua casa, além de se dedicar aos estudos.

"Aqui no Cubango tenho muitos conhecidos e sempre me chamam para fazer serviços de limpar quintal dentre outras atividades, serviços gerais, pintura. Ficaria muito feliz se pudesse abrir uma porta no meio gospel tocando sax. Pretendo dar um futuro melhor para minha família. São muito mais pessoas que me incentivam", continua.

< Bolsonaro anula decretos que revogavam luto oficial Aposta única da Mega-Sena leva R$ 36,7 milhões <