Polícia
Criação irregular de pássaros é descoberta no Porto Novo, em São Gonçalo
Nove pássaros silvestres foram resgatados em uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) junto ao Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da Polícia Militar. Os servidores atenderam a uma denúncia sobre criação irregular de pássaros no bairro Porto Novo. A ação foi realizada na última terça-feira (1º).
As aves foram apreendidas e acauteladas à 73ª DP, em Neves. Não houve prisões, pois os infratores não foram identificados.
Durante a vistoria nos locais denunciados, na Rua Manuel Pita, os fiscais encontraram três pássaros coleiros, um trinca-ferro, um canário-da-terra e dois tizius. Já na Rua Geraldo Ribeiro, foram resgatados um tiziu e um sanhaço.
Para o coordenador de Meio Ambiente, Sérgio Ricardo da Fonseca, que participou da ação, o combate aos crimes de maus tratos aos animais passa por duas vertentes, que são a fiscalização e a educação ambiental.
“Além de dar continuidade ao trabalho de fiscalização, indo até o local das denúncias onde possam estar ocorrendo casos de maus tratos a animais domésticos e silvestres, o município pretende desenvolver projetos de educação ambiental, a fim de evitar este tipo de crime”, destacou.
De acordo com a Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, é crime ambiental ter em cativeiro ou depósito espécimes da fauna silvestre nativa sem a devida autorização do órgão ambiental competente, com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!