Polícia

Criação irregular de pássaros é descoberta no Porto Novo, em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Criação irregular de pássaros é descoberta no Porto Novo, em São Gonçalo
|  Foto: Foto: Divulgação
Ação contou com apoio de policiais do Comando de Polícia Ambiental da PM. Foto: Divulgação

Nove pássaros silvestres foram resgatados em uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) junto ao Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da Polícia Militar. Os servidores atenderam a uma denúncia sobre criação irregular de pássaros no bairro Porto Novo. A ação foi realizada na última terça-feira (1º).

As aves foram apreendidas e acauteladas à 73ª DP, em Neves. Não houve prisões, pois os infratores não foram identificados.

Durante a vistoria nos locais denunciados, na Rua Manuel Pita, os fiscais encontraram três pássaros coleiros, um trinca-ferro, um canário-da-terra e dois tizius. Já na Rua Geraldo Ribeiro, foram resgatados um tiziu e um sanhaço.

Para o coordenador de Meio Ambiente, Sérgio Ricardo da Fonseca, que participou da ação, o combate aos crimes de maus tratos aos animais passa por duas vertentes, que são a fiscalização e a educação ambiental.

“Além de dar continuidade ao trabalho de fiscalização, indo até o local das denúncias onde possam estar ocorrendo casos de maus tratos a animais domésticos e silvestres, o município pretende desenvolver projetos de educação ambiental, a fim de evitar este tipo de crime”, destacou.

De acordo com a Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, é crime ambiental ter em cativeiro ou depósito espécimes da fauna silvestre nativa sem a devida autorização do órgão ambiental competente, com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.

< Avenida Niemeyer terá interdição parcial neste domingo Auxílio para ambulantes que trabalham no carnaval de rua do Rio <