Polícia

Placas instaladas pela ONG Rio de Paz sofrem vandalismo no Rio

Imagem ilustrativa da imagem Placas instaladas pela ONG Rio de Paz sofrem vandalismo no Rio
Policiais Civis realizaram perícia e recolheram as digitais das placas. Foto: Divulgação/ Rio de Paz

Placas que homenageiam policiais e crianças mortas em ações violentas no Estado do Rio, instaladas pela ONG Rio de Paz na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, foram vandalizadas neste domingo (16), em plena luz do dia. A Polícia Civil realizou perícia no local na manhã desta segunda-feira (17) e vai investigar o caso.

Um vídeo recebido pela organização flagrou o momento em que um homem retirava as placas, sem se importar em ser visto. A personal Stylist, Dany Couto, gravou o vídeo da destruição e publicou nas suas redes sociais. Ela disse que o homem arrancava as homenagens com raiva.

"Ele estava caminhando e quando eu vi começou a retirar a faixa, e depois foi tirando as placas uma por uma. Parecia estar com ódio. Ele só parou de tirar quando foi chegando mais pessoas. Atravessou a rua e foi embora. Eu fiquei chocada e muito chateada. Como cidadã, ver uma homenagem sendo destruída. Eu fico com a sensação de que essas pessoas que sempre tiveram dentro de si, raiva, falta de empatia, agora se sentem mais à vontade para expressar isso, porque tem respaldo político para isso. Eu me pergunto por quê tanta falta de empatia com a família daquelas crianças e dos policiais homenageados", questionou.

https://youtu.be/iVeUmNYHYFY
Imagem foi flagrada por uma pedestre. Reprodução: Rio de Paz

A entidade informou que foi surpreendida com a notícia da destruição das placas que começaram a ser instaladas desde 2015. O presidente da ONG, Antonio Carlos Costa, comentou sobre o ocorrido.

"Arrancaram também a faixa que colocamos com a seguinte frase: 'Prefeito, lembre-se da favela'. Ainda não sabemos o que aconteceu, mas já estamos apurando. No entanto, estamos testemunhando um ato de vandalismo. Essa instalação representa a constante lembrança de que crianças pobres e policiais estão morrendo no Rio de Janeiro. Um monumento à paz, à santidade da vida humana e combate à violência -numa das cidades mais sanguinárias do mundo foi injustificavelmente destruído. Repudiamos esse crime contra a luta por uma cultura de defesa dos direitos humanos e assumimos o compromisso de ainda essa semana refazer todas as placas”, lamentou o Antonio Carlos Costa.

Em nota, a Polícia Militar enviou uma nota sobre o ocorrido e diz que lamenta a ação de depredação.

"A ação da ONG Rio de Paz é um ato legítimo e conta com o apoio da corporação. Homenagens como essa são raras e de grande importância para a Polícia Militar. Atitudes como essa não podem tirar o ânimo daqueles que reconhecem o nosso esforço e valor. A Polícia Militar permanece em apoio a ONG Rio de Paz e acompanha a investigação da Polícia Civil", dizia a nota.

A Polícia Civil informou que o registro está sendo feito na 14ª DP (Leblon) e imagens de câmeras de segurança foram coletadas e serão analisadas. O caso será encaminhado para a 15ª DP (Gávea) que dará prosseguimento às investigações.

< Brasil tem 70% da população imunizada contra Covid-19 após um ano, diz Fiocruz Criminosos não perdoam e deixam veículo sem rodas em São Gonçalo <